free web
stats

Novos TPA nas Bilheteiras CP

A CP está a proceder à substituição dos atuais Terminais de Pagamento Automático (TPA), associados ao sistema de venda das bilheteiras, pelo modelo Ingenico IPP 350. Esta substituição decorre em simultâneo com a expansão do sistema operativo Windows 10 a todos os PVA’s (Posto de Venda Assistido).

Os novos TPA disponibilizam novas funcionalidades e maior segurança, e implicam novos procedimentos, nomeadamente, a dispensa do cartão de supervisor na abertura e encerramento do TPA, sempre que a aquisição do título tenha sido efetuada com cartão bancário, no caso de troca/revalidação ou de devolução/reembolso, o sistema obriga à devolução do valor para o cartão utilizado na compra.

A instalação dos primeiros TPA foi iniciada no dia 29 de agosto de 2018, com um projeto-piloto que decorreu em algumas estações da região de Lisboa e que permitiu efetuar a avaliação dos novos equipamentos em ambiente de produção. Após esta fase, procedeu-se à programação da instalação de equipamentos noutras estações, numa calendarização faseada que irá abranger toda a rede CP.

Atualmente já se encontram equipadas, ou em fase de instalação, 30 estações, sendo 10 dos Urbanos de Lisboa, 10 dos Urbanos do Porto e 10 do Longo Curso e Regional.

FGCP