free web
stats

BE discute plano para ferrovia em 2040

HeitorSousaBEA sociedade civil próxima ao modo ferroviário marcou presença, esta segunda-feira na Assembleia da Republica, para ouvir as explicações do Bloco de Esquerda e comentar o Ante Projecto de Plano Ferroviário Nacional 2020-2040, com que tenciona posicionar a ferrovia portuguesa em 2040.

A proposta, explicou o deputado Heitor de Sousa na exposição inicial, tem como horizonte, aplicado o plano, que a ferrovia assegure – passageiros e mercadorias – 40% dos passageiros-quilómetros e 40% das toneladas-quilómetros, numa rede electrificada a 100%.

A rede nacional seja integrada com a rede europeia onde funcionem duas bitolas. A via UIC nas ligações internacionais e a rede ibérica para uso doméstico, regional e ibérico.

Em 2040 o BE defende ainda que deverá haver uma IP Ferroviária. Considera que a separação da IP rodoviária da ferroviária é essencial para dar dimensão ao sector.

.

No final do debate Pedro Filipe Soares, líder Parlamentar do BE, que acompanhou o colega de bancada na Heitor de Sousa na condução da sessão, falou com a webrails.tv

.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.