free web
stats

De miragens a promessas credíveis

Se a memória não me falha, e tanto quanto consegui verificar, foi no ano de 1976 que apareceu no catálogo JOUEF, um desenho de uma novidade para os modelistas de então: uma locomotiva, a 2600, então a mais recente aquisição da CP. Do que me recordo, terá sido talvez uma das primeiras vezes em que acreditei que iria poder ter um modelo português.

Mod_JF_c76p30Olhando para esse desenho, podia-se esperar um modelo muito próximo do real, tanto quanto em 1976 poderia ser exequível produzir-se. Mas, não passou de uma promessa vã! Uma miragem! Teríamos de esperar cerca 40 anos para termos algo semelhante mas em filosofia artesanal e em kit pela mão da ARLO-MICROMODEL. Isto se não considerarmos os “brinquedos” LIMA que foram aparecendo ao longo dos anos 80 e 90, que, apesar de tudo, são os responsáveis pelo incutir do gosto pelo hobby do modelismo ferroviário para muitos dos modelistas de hoje.

Ao longo dos últimos 20 anos fomos podendo acreditar que seria possível fazer-se modelismo ferroviário português à escala, pelos muitos modelos, muitos deles excelentes, que os vários fabricantes foram comercializando.

“Recentemente”, foram anunciados ou prometidos modelos de carruagens que foram verdadeiros marcos da história ferroviária portuguesa do pós-guerra:

  • as B600 pela ARLO-MICROMODEL
  • as camas CIWL pela SUDEXPRESS
  • as carruagens Alfa/CoRail pela ROCO
  • as carruagens couchettes Wasteels pela REE (com interior em posição diurna)

Promessas concretizadas à data. Mas há outras pelas quais aguardamos, nomeadamente as carruagens Sorefame, as carruagens Goerlitz, as carruagens couchettes Wasteels com interior em posição nocturna e as couchettes CoRail com as janelas e matrícula UIC correctas. Todas elas bastante esperadas pelos modelistas portugueses, pela ordem indicada…

Mod_REE_UIC2Pela ordem inversa, há cada vez menos esperança que a ROCO alguma vez venha a adaptar o seu bom modelo de carruagens couchettes CoRail à versão que circulou na Península Ibérica. Quanto às carruagens couchettes Wasteels com interior em posição nocturna, e em sentido contrário à anterior, vem a REE anunciar para 2019, a edição de mais 2 referências destas carruagens, um conjunto de 3 carruagens e uma carruagem isolada, com novas numerações UIC.

Para as carruagens Goerlitz, a DNM publicou há alguns meses uma primeira fotografia, sendo que continua a desenvolver o modelo. Quanto às carruagens Sorefame, foram publicadas ontem no FB da SUDEXPRESS, fotografias de novos protótipos destas carruagens, que são o que podemos chamar de promessas já credíveis! Aguardemos.

Mod_SE_54462380_54799408