free web
stats

Assinado Contrato de construção do troço Freixo / Alandroal

A Infraestruturas de Portugal procedeu à assinatura do contrato com a MOTA-ENGIL, Engenharia e Construção, S.A., para a construção do novo troço ferroviário entre Freixo e Alandroal, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.

A construção remete para um investimento de 74,5 milhões de euros para a construção de um subtroço com 20,5 quilómetros da nova Linha de Évora.

Para o corredor, que será todo vedado, está prevista a construção de 9 novas obras de arte, entre pontes e viadutos, uma estação técnica.

O troço, no corredor ferroviário a construir até à fronteira, compreenderá ainda a obra Évora Norte/Freixo e Alandroal/ Linha do Leste.

A extensão a intervir ronda 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única Electrificada com leito preparado para via dupla, com carril UIC60 e travessas de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia).

A electrificação a 25 kV-50 Hz arranca numa segunda-fase de trabalhos, depois de concluída a construção da infraestrutura.

O corredor, uma das prioridades do Programa Ferrovia 2020, tem apoio do programa Coneecting European Facilities (CEF) ao abrigo de contratos de cofinanciamento com comparticipações que variam entre 40 e 50%.

O prazo de execução desta intervenção é de 24 meses.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.