free web
stats

MCN levam Allan e Soferames ao MFN-Lousado

MNFlousado01O grupo de Módulos de Comboios do Norte (MCN) integra o programa que vai animar o Dia Internacional dos Museus no Museu Nacional Ferroviário, núcleo de Lousado.

A data assinala-se neste fim de semana, 18 e 19 de Maio de 2019, e vai contar com circulações especiais de modelismo ferroviário em escala H0 (1:87).

Entre os principais atractivos para o encontro à escala H0, segundo o MCN, está a oportunidade de ver circular na maqueta modular um modelo das automotoras Allan série 350 da CP, na versão pré-produção, mais perfeita da que foi possível ver no Encontro de Primavera 2019 do CIMH0, produzida pela Modelismo Artesanal e alguns protótipos das carruagens SOREFAME da CP, produzidas pela Sudexpress Scale Model Trains.

No domingo, dia 19, está confirmada a presença de uma locomotiva de modelismo tripulado. Trata-se de uma réplica da serie 1400 da CP construída por Hélder Almeida, mas que estará apenas em exposição.

No entanto, numa próxima oportunidade, o MCN espera poder ter a máquina a trabalhar para realizar pequenas viagens, em troço montado para efeito na esplanada do museu.

Também segundo o  MCN, “procuramos dar resposta à solicitação do museu, integrando o maior numero de actividades de modelismo ferroviário possíveis, enquanto o museu, por seu turno, terá uma parte mais lúdica, com filmes e concertos”:

  • Sábado dia 18/05/2019, das 10h00 às 18h00, modelismo de tema livre.
  • Domingo dia 19/05/2019, das 10h00 às 17h30, modelismo de tema Ibérico.

Entretanto, para os dois dias de circulações de comboios portugueses, espanhóis e de outras latitudes,  estão escaladas mais de três dezenas de composições de passageiros e mercadorias, preparadas pelos modelistas do grupo.

Como aperitivo assinala-se a presença de marchas nacionais de composições de passageiros compostas por carruagens SOREFAME e SCHINDLER rebocadas por locomotivas 1400, tão carismáticas nas vias a norte.

Também mercadorias com tracção diesel e eléctrica, com destaque para cimenteiros, madeiras ou vagões cisternas. No sábado, mais liberdade, com tema livre, no domingo de inspiração ibérica.

w_IMG_2221