free web
stats

Equipas de Manutenção ferroviária da IP – Esclarecimento

Em nota recebida esta quarta-feira a Infraestruturas de Portugal refuta a ideia de extinção das equipas de manutenção ferroviária na empresa.

A edição de hoje do jornal “Público” avança, segundo informações apuradas junto da Comissão de Trabalhadores da empresa, que o gestor de infraestruturas se prepara para extinguir as equipas de manutenção ferroviária.

Tendo em conta a notícia da edição de hoje do jornal “Público” entende a Infraestruturas de Portugal efetuar os seguintes esclarecimentos:

As equipas de manutenção ferroviária congregam um conjunto de atividades e não serão extintas.

A estratégia que a IP tem vindo a seguir, de há uns anos a esta parte, passa pela segregação das atividades de inspeção, diagnóstico e fiscalização – integralmente asseguradas por meios internos, dotados de conhecimento e know-how especifico – da atividade de execução, assegurada por prestadores de serviço, através de contratos plurianuais.

Os 33 colaboradores anteriormente afetos à atividade de execução passarão a integrar as equipas de inspeção e fiscalização integralmente compostas por pessoal especializado da empresa.

As quatro equipas de execução mencionadas na noticia, asseguravam apenas 15% da atividade de manutenção/execução da via-férrea, em troços não modernizados, sendo que na restante rede essa atividade já é assegurada por prestadores de serviço há largos anos, sem que daí tenham resultado prejuízos para a segurança ferroviária.

No âmbito da reorganização referida, e no sentido de salvaguardar competências e know-how, a IP criou uma Equipa-escola que assegurará a transmissão de conhecimento interno relativamente às atividades de execução.

Assim, há um reforço da capacidade de intervenção da empresa em matéria de segurança ferroviária.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.