free web
stats

Terminais : Consulta publica IP termina no final do mês

mercadorias_A Consulta Publica em curso sobre 8 terminais ferroviários gerido pela Infraestruturas de Portugal, acessíveis para concessão, termina no final do mês.

A entidade não avança com número de expressões de interesse ou questionários entregues, mas foi possível apurar que a documentação suscitou dúvidas e foi questionada sobre os equipamentos.

De forma oficial, solicitada informação sobre a forma como o sector tem interagido com a empresa a propósito da consulta, avançou:

Em resposta ao solicitado, a Infraestruturas de Portugal informa que a presente consulta preliminar ao mercado, a decorrer até ao final do mês de junho, insere-se num conjunto de procedimentos que têm por objetivo contribuir para a valorização dos terminais e do transporte ferroviário de mercadorias.

Espera-se que o procedimento em causa seja capaz de captar o interesse de diversos agentes do setor da logística, tendo havido já várias trocas de informações com alguns interessados na exploração destas infraestruturas no âmbito desta consulta ao mercado.

Refira-se também que a divulgação deste procedimento tem sido ampla, embora num domínio predominantemente nacional. Não obstante, e tendo em consideração que algumas destas infraestruturas se inserem no Corredor Atlântico, acreditamos que esta iniciativa possa vir a suscitar também o interesse de alguns Stakeholders, não só espanhóis mas também franceses ou alemães.

Em paralelo, ao nível das empresas de transporte ferroviário de mercadorias, para apurar a sensibilidade à disponibilidade dos equipamentos seguiram questões para Medway e Takargo.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.