free web
stats

Visita guiada às ‘Ilhas’ do Porto

Por : Paula Azevedo

No passado dia 22 de Junho, nas vésperas do dia de São João, a APAI, Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial organizou uma visita guiada a algumas das “ilhas” da zona de São Vítor e o Bairro Herculano.

mod_porto_ilhas

Aspecto do Bairro

A visita foi conduzida por Manuel Teixeira, arquitecto, autor do livro “A Habitação Popular na Cidade Oitocentista. As “Ilhas” do Porto”.

As “ilhas” são a principal forma de habitação popular construída no Porto na segunda metade do século XIX. Esta forma de habitação consistia de pequenas casas térreas, com cerca de 16 m2, construídas nos interiores de quarteirões, nas traseiras das casas construídas à face da rua.

As “ilhas” desenvolveram-se em consequência da industrialização e da necessidade de alojar as vagas crescentes de emigrantes que vinham estabelecer-se na cidade, e eram um tipo de habitação que se ajustava perfeitamente aos limitados recursos económicos dos seus habitantes, à pequena escala de investimento dos seus promotores e ao contexto espacial em que eram construídas. No final do século XIX, cerca de um terço da população do Porto habitava em “ilhas”.

Sobre o autor

Manuel C. Teixeira (1951) é Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Ph.D. pela Architectural Association School of Arhitecture, de Londres. Professor de Arquitectura e Investigador, as suas áreas de pesquisa centram-se na história urbana, nas morfologias urbanas portuguesas e na arquitectura popular.

É actualmente Investigador Efectivo do CIAUD – Centro de investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.