free web
stats

SUDOE Stop CO2 certifica estações ferroviárias

A ADENE – Agência para a Energia acaba de atribuir um prémio à Estação de Entrecampos por ter sido a primeira estação ferroviária do país a obter o selo SUDOE STOP CO2.

Foram também entregues diplomas e Selos STOP CO2 às estações de Benfica, Rossio, Sintra e São Bento, que obtiveram a classificação de “3 árvores em 5” estando esta classificação em linha com a maioria das estações congéneres europeias integradas na rede, ainda que com potencial de melhoria.

Em processo de avaliação encontram-se atualmente as estações de Aveiro, Guimarães, Espinho e Oriente.

A cerimónia decorreu na sede da IP, no Campus do Pragal, durante o seminário “Gestão Sustentável de Energia em Infraestruturas de Transportes”, onde foram apresentados os resultados do Projeto SUDOE STOP CO2, promovido no âmbito do programa Interreg Sudoe e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

SUDOE STOP CO2

Este projeto foi aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu (Interreg Sudoe) cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O objetivo é a criação de uma rede de estações sustentáveis onde os gestores dos edifícios e outros agentes-chave dos setores da edificação e do transporte partilham experiências e soluções que melhorem a eficiência energética.

A ADENE é parceira do projeto e procurou a colaboração e apoio da IP, atendendo à gestão de infraestruturas ferroviárias – Estações

IP