free web
stats

Espanha : Alta Velocidade chega a Granada

Situação da LAV Antequera - Granada na rede ferroviária principal (existente e planeada) da Andalúzia. (Imagem : Adif)

Situação da LAV Antequera – Granada na rede ferroviária principal (existente e planeada) da Andalúzia. (Imagem : Adif)

No passado dia 25 de Junho de 2019, em Espanha, foi inaugurada a Linha de Alta Velocidade Antequera-Granada depois de uma década de avanços e recuos. Com esta nova ligação, a cidade andaluza de Granada usufriu de um serviço mais rápido e confortável.

A oferta de lançamento é composta por :

  • 3 ida/volta AVE entre Madrid e Granada com um tempo de trajeto entre 3h05 e 3h19
  • 1 ida/volta AVE entre Barcelona e Granada com um tempo de trajeto de 6h25

Enquadramento da linha

A LAV Antequera-Granada faz parte de um projeto mais abrangente que visa conectar as principais cidades andaluzas.

Esse projeto, o Eixo Ferroviário Transversal de Andaluzia, originalmente incluia os seguintes troços e obras de oeste para este:

  • Troço Fronteira Portuguesa – Huelva (suspenso devido ao cancelamento da rede de Alta Velocidade portuguesa)
  • Nova estação de Huelva preparada para a Alta Velocidade, inaugurada em Abril de 2018
  • LAV Huelva – Sevilha. Depois de ter sido equacionada uma modernização da linha convencional, foi decidido em 2018 avançar com o projeto original. Ou seja, uma nova LAV, com bitola UIC, via dupla e eletrificada a 25KV CA. Esta linha encontra-se em estudos informativos para depois avançar para a declaração de impacte ambiental.
  • LAV Sevilha – Antequera. Concebida como alternativa direta ao uso sucessivo das LAV Madrid-Sevilha (até Córdova) e Córdova-Málaga (até Antequera) que implica uma inversão de marcha. A sua construção está a cargo da Região da Andaluzia, no entanto as obras foram suspensas em 2014 devido à crise económica, mesmo com metade das obras de plataforma concluídas. Não se prevê a retoma das obras a curto prazo, pelo que a Adif e o Ministério de Fomento estão a construir uma concordância em Cordoba para evitar a inversão de marcha.
  • LAV Antequera – Granada. Inaugurada há alguns dias.
  • LAV Granada – Alméria. Esta nova linha permite a ligação à LAV Alméria – Murcia e por consequente ao Corredor Mediterraneo e à LAV Madrid – Levante. O estudo informativo foi realizado em 2009. Não há prazo previsto para o início das obras.

A linha

Estação de Granada ampliada e modernizada. (Imagem : Adif)

Estação de Granada ampliada e modernizada. (Imagem : Adif)

Originalmente, a LAV, de 122 km, foi projetada para via dupla em todo o seu trajeto e planeou-se uma nova estação em Granada. Esta estação, de grande dimensão e semlhante à de Málaga, criou uma grande controvésia na Câmara Municipal local.

A crise económica de 2008 veio alterar os planos. O Ministério de Fomento cancelou linhas e reduziu a “grandeza” de muitos projetos, entre os quais a LAV Antequera – Granada.

No lugar de uma nova estação, remodelou-se a atual com plataformas de bitola ibérica, UIC e de terceiro carril. Mesmo sendo a original, foi ampliada e totalmente modernizada.

A chamada Variante de Loja foi adiada e no lugar modernizou-se a linha convencional com eletrificação e terceiro carril. Este troço é de cerca de 20km de via única e inclui a estação de Loja modernizada e com uma linha adaptada ao terceiro carril.

Por consequente, os primeiros 20km são em via dupla sobre um traçado novo, os 20km seguintes correspondem ao troço da linha convencional, os km restantes até Granada são em plataforma nova mas apenas com via única.

Viaduto de Archidona, um dos maiores de Espanha. (Imagem : Adif)

Viaduto de Archidona, um dos maiores de Espanha. (Imagem : Adif)

Nas obras de arte podemos realçar o túnel bitubo de Quejigares com 3.354 metros de extensão e o viaduto de Archidona, um dos maiores de Espanha, com 3.150 metros de extensão.

A LAV Antequera – Granada, incluindo o troço modernizado da linha convencional enquanto a variante não é construida, representou um esforço de investimento de 1.675 Milhões de Euros.

Perspetivas futuras

A curto prazo, em Setembro, está previsto o início de serviços Avant da Renfe, “regionais de Alta Velocidade”, entre Granada e Málaga/Córdova/Sevilha.

A médio prazo, está a Variante de Loja que permitirá que todo o trajeto seja efetuado numa LAV pura com um traçado novo. Os concursos para as obras de plataforma foram lançados há alguns dias, em simultâneo com a inauguração da ligação. Esta obra permitirá encurtar os tempos de percurso em cerca de 20 minutos.

Por fim, a longo prazo, está a construção da LAV Granada – Alméria que não tem data de início. Já as LAV Monfort del Cid (ligação à LAV Madrid – Levante) – Murcia e Murcia – Alméria estão em construção. Os primeiros troços devem entrar em serviço este ano ou em 2020.