free web
stats

4709 em estreia na sede do CEC

A nova locomotiva eléctrica H0 da série 4700, ainda nas cores CP Carga, animou os associados presentes na tarde de sábado na sede do Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro.

O modelo, produzido pelas marcas Sudexpress e LS Models, começou a ser entrege este mês e quem encomendou a peça teve acesso a ela há à poucos dias.

A produção, praticamente esgotada antes de chegar ao mercado, deu um ar da sua graça na maqueta da associação. Saltou do acondicionamento da caixa para a rolar alguns minutos para animar os presentes.

Embora o titular da locomotiva eléctrica 4709 da série 4700 CP tenha encomendado a versão com som, o modelo que circulou foi a versão sem som.

Mas mesmo sem o ambiente sonoro da operação ferroviária à escala real foi possível aferir uma peça H0 que enche o olho e apresenta um rolamento exemplar.

Além de, à primeira vista, o modelo se apresentar com detalhe a evocar a versão real. A evidenciar esses aspectos assinalam-se os pormenores associados ao pantógrafo ou dos retrovisores retracteis.

Assinalado pelo titular da peça, um aspecto menos conseguido na reprodução do modelo da CP Comboios de Portugal para o mercado nacional, está no não trazer as instruções do modelo na versão portuguesa.

A máquina que circulou na maqueta do Clube, a 4709, está com as cores da CP. Na actualidade, na actividade quotidiana à escala real,  já não é assim.

A série, juntamente com o restante parque de material circulante detido pelo operador, integrou o rebranding da marca Medway. Na definição da nova identidade visual a 4709 foi a ultima da série a ostentar as cores da empresa.

A produção da 4709 encontra-se esgotada, mas a marca portuguesa anunciou que tem em curso uma produção extra, com a numeração 4715, que estará disponível no mercado em breve.

Os interessado, refere a marca, podem fazer a pré-reserva. A série é limitada a 175 unidades nas versões DC, DCC com som ou preparadas para AC, para sistema Marklin.