free web
stats

REFER Engineering vence concurso na Argélia

67988_patrickgrubanO Grupo Refer venceu um concurso internacional para desenvolvimento do Projeto de Execução de uma nova  linha ferroviária na Argélia.

A REFER Engineering, do universo do Grupo Refer, conseguiu em consórcio com a TPF Planege,  o desenvolvimento do Projeto de Execução para a nova linha ferroviária Boughezoul-Djelfa.

Para a Refer esta etapa é o “Resultado da forte aposta na internacionalização do Grupo REFER e suas competências técnicas, a REFER Engineering, em consórcio com a TPF Planege, venceu o concurso internacional para desenvolvimento do Projeto de Execução para a nova linha ferroviária Boughezoul-Djelfa, na Argélia.”

O prazo previsto para a execução da obra é de 48 meses, dos quais 11,5 meses aplicados em desenvolvimento do projeto de engenharia. O contrato tem um valor global 1,4 milhões de euros. Do Caderno de Encargos fazem parte a realização dos levantamentos topográficos e da prospeção geotécnica.  O desenvolvimento do projeto de execução ao nível da via, compreendendo  geologia, geotecnia e hidrologia. Trabalhos de terraplenagem e drenagem. E estabelecimentos rodoviários e estações.

O canal ferroviário a construir tem uma extensão de 140km, e está previsto para ser  em via única bitola 1.435mm, apto para velocidades na ordem dos  220 km/h. Segundo a Refer, a obra” inscreve-se no plano de modernização e expansão da rede ferroviária argelina com um investimento associado na ordem dos 28 mil milhões de euros, que prevê a renovação de 855 km de linhas existentes e o desenvolvimento de mais de 2000 km de novas ligações. “

Este é também um momento de grande optimismo, que reforça a confiança  do gestor de infraestrutura ferroviária Português, sublinhado na parte final da nota de imprensa que a webrails.tv teve acesso, “Para além da relevância financeira, o presente contrato constitui um reconhecimento da vasta experiência e capacidades da engenharia ferroviária portuguesa, abrindo portas a novos mercados e novos projetos, determinantes para a sustentabilidade do Grupo REFER.”