free web
stats

Projeto “Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7” candidato ao PNAM 2019

A IP Património apresentou a candidatura do projeto “Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7” ao PNAM 2019 – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira.

Este prémio, já na sua 5.ª edição, tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações.

O projeto de arquitetura da Experiência Pilar 7 é da autoria do Arq. António Borges (IP/IP Património), com projetos de especialidades da A2P.

“Experiência Pilar 7” promove uma série de experiências físicas, sensoriais e intelectuais, associadas à visita de uma infraestrutura singular na cidade de Lisboa e na Europa – a Ponte 25 de Abril.

A opção construtiva dos edifícios de apoio e da paliçada pela utilização da madeira e derivados, é consequência da assunção de contraposição com os elementos principais da Ponte, o betão dos maciços de amarração e o aço da treliça do tabuleiro.

Essa rutura formal e construtiva é enfatizada pela textura e cor dos materiais, tais como, a estrutura dos edifícios em madeira de madeira de pinho lamelada, o tabuado de pinho maciço dos alçados norte e sul, a utilização de painéis de aglomerado de madeira tipo OSB em paredes e o uso de perfis em compósito de madeira na ‘paliçada’ da vedação e sombreamento dos vãos.

Mais informação AQUI

IP