free web
stats

IP lança concurso para obra de estabilização de taludes na Linha de Leixões e Concordância de Gemil

A Infraestruturas de Portugal informa que foi publicado em Diário da República o Concurso Público para a contratação de empreitada de estabilização de taludes localizados na Linha de Leixões, entre os km 4,360 e 20,430, e na Concordância de São Gemil, entre os km 3 e 3,680, nos concelhos de Gondomar, Maia e Matosinhos.

A empreitada tem como objetivo a estabilização geotécnica e estrutural de um total de 11 taludes de escavação de maciço rochoso granítico (9 na Linha de Leixões e 2 na Conc. de São Gemil), onde foram identificados sinais de potencial instabilidade que poderiam vir a comprometer as condições de circulação ferroviária, por via de deslizamentos e queda de blocos, nestas duas importantes ligações estratégicas para o tráfego ferroviário de mercadorias.

O preço base do concurso é de 3,2 milhões de euros e o prazo previsto para a execução da empreitada é de 18 meses.

A Linha de Leixões, inaugurada em 1938, liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões.

A Concordância de São Gemil tem início na Estação de Ermesinde, onde entroncam as Linhas do Minho e Douro e términos na Estação de São Gemil (Linha de Leixões), possibilitando a ligação direta entre o Porto de Leixões e as linhas do Minho e Douro.

IP