free web
stats

Composições ferroviárias – Sul do Tejo após 1975

Mod_ES_CompSulTejo_IMG_6442Chegou recentemente ao mercado o livro da autoria de Eugénio Santos “Composições Ferroviárias – Sul do Tejo após 1975″. Chegou e esgotou e está confirmado que vai ser reeditado.

Eugénio Santos tornou-se reconhecido pelo “grande publico” dos defensores da ferrovia pelas telas que tem apresentado desde há uns anos com esquemas ou desenhos esquemáticos de vários meios de transporte portugueses. Muitos dos entusiastas da ferrovia pediam há anos que o autor publicasse o seu trabalho no âmbito da ferrovia. E também pela publicação de dois livros, um no âmbito da ferrovia, “O caminho de ferro mineiro do Lena” e outro, num âmbito diferente,  “Empresa de automóveis do Caniço – 80 anos de história”.

Com este novo livro, Eugénio santos responde assim favoravelmente aos múltiplos pedidos dos últimos anos.

Segundo Eugénio Santos, “como sou originário de Faro e passei parte da minha infância no sotavento algarvio, óbvio que o primeiro livro de composições iria ser do sul“. À webrails.tv, Eugénio Santos confirma que haverá mais livros de outras zonas/linhas do país sendo o próximo ainda publicado em 2019 até ao Natal dedicado à Linha do Norte pós-1975.

Devo dizer que escolhi nesta primeira fase de abordagem o ponto de viragem 1975, por ter composições já com o novo esquema de pintura. Claro que a transição de cores ainda demorou mais um pouco, mas 1975 em diante marca simbolicamente a democracia do sistema.

Assim sendo todos os livros a publicar nos próximos tempos serão pós 1975, e “completado este ciclo, passarei a épocas anteriores“.

Sequencialmente a programação para publicação está estruturada na seguinte ordem, podendo no entanto haver alterações:

  • Linha do Norte
  • Linhas suburbanas de Lisboa, Azambuja, Sintra e Cascais
  • Linha do Oeste e ramais de Cantanhede e Serpins
  • Linhas da Beira Baixa e Beira Alta
  • Linhas do Minho e Douro
  • Linhas de via métrica

Todos este livros serão com aspecto de guia prático de fácil consulta, à imagem da presente publicação.

Em paralelo Eugénio Santos está a trabalhar num livro para edição especial de luxo sobre o SUD EXPRESS, trilingue, em português, espanhol e francês, pois existe uma grande comunidade de aficionados quer em Espanha quer em França, para além de Portugal.

O Sud Express inaugural de Lisboa a Irún em 1887 - Eugénio Santos

O Sud Express inaugural de Lisboa a Irún em 1887 – Eugénio Santos

Até ao momento estão já identificadas e desenhadas à escala Z (1/220), 65 composições do SUD EXPRESS nas versões ibéricas e também francesas, mostrando as composições ao longo do trajecto com as várias locomotivas titulares. Trabalho moroso e exaustivo, por implicar muita investigação, recolha de imagens e tratamento gráfico dos diversos veículos que formam as composições.

O Sud Express português no inicio do século XXI - Eugénio Santos

O Sud Express português no inicio do século XXI – Eugénio Santos

De lembrar que 132 anos de história do SUD abrange o parque motor a vapor, diesel e eléctrico destacado para os expressos além de toda a variedade de carruagens e furgões utilizados pelas várias companhias que operaram a rota. Este livro provavelmente verá a luz do dia em 2020, já que para além da componente gráfica das composições, terá também uma componente histórica descritiva. Num artigo anterior da webrails.tv, também poderão ser vistas 2 composições sugeridas, suportadas por fotografias.

O Sud Express português em meados do século XX - Eugénio Santos

O Sud Express português em meados do século XX – Eugénio Santos

Este trabalho é uma verdadeira inspiração para os modelistas portugueses, já que neste momento estão já reproduzidos muitos modelos do material que podemos observar nesta obra. De referir o apoio do fabricante nacional Sud Express Scale Model Trains a esta publicação.