free web
stats

Fertagus celebra 20 anos com nova campanha

As comemorações dos 20 anos de existência da Fertagus começaram a 29 de julho, data que marcou a primeira viagem do comboio sobre o Tejo, mas a semana da mobilidade foi a data escolhida para lançar a nova campanha de aniversário. Com o objetivo de se tornar top of mind enquanto transporte de qualidade e de adquirir notoriedade na área Metropolitana de Lisboa, a Fertagus apresenta uma campanha assente nos quatro eixos que melhor caraterizam o seu serviço – mobilidade, integração, sustentabilidade e eficiência -, esperando que também as pessoas os reconheçam.

“A nossa estratégia sempre foi muito focada na informação e comunicação de forma a garantirmos um atendimento de excelência ao cliente. Quando a Fertagus surgiu há 20 anos, unindo as duas margens e aproximando a Margem Sul de Lisboa, e vice-versa, veio alterar alguns paradigmas. O “utente” passou a ser “cliente”, passou a ter uma voz (fomos pioneiros ao lançar inquéritos de satisfação, hoje feito por todos), e também as reclamações tiveram uma atenção especial”, refere Raquel Santos, responsável de Marketing da Fertagus.

“Com as comemorações dos vinte anos, considerámos que fazia sentido marcar o momento de forma mais intensa e evidenciar a importância do serviço que fazemos para a região. Por isso, decidimos fazer um trabalho de comunicação mais abrangente e partilhar com toda a população da Área Metropolitana de Lisboa os nossos resultados e sucessos. O objetivo desta campanha faz ainda mais sentido com a introdução do passe único Navegante em abril deste ano”, acrescenta Raquel.

Por trás do desenvolvimento estratégico, criativo e da implementação da campanha está a agência Nove, que procurou sublinhar o património de um serviço exemplar, por recordar o consumidor das vantagens que ele já reconhece como únicas e por combater a inércia do utilizador que ainda resiste a este serviço, embora saiba que esta opção é repleta de vantagens.

“Há 20 anos que a Fertagus é conhecida como “o comboio sobre o Tejo”, mas na verdade devia ser reconhecido como “o comboio sobre pessoas e necessidades”, sobre eficiência, mas também sobre integração, sustentabilidade ou mobilidade. Deste “sobre” surgiu o conceito criativo que melhor explica estas duas décadas de existência: “Somos sobre o Tejo, mas acima de tudo sobre si”, e sobre uma série de vantagens que importa descobrir porque são reais, fundamentais e acessíveis”, explica Frederico Roquette, Partner e Creative Director da agência 9.

“De forma a captar a atenção dos utilizadores habituais e de impactar futuros clientes, a campanha foi pensada para incidir sobre os dois targets e, por isso, vai acompanhar por georreferência todo o target ao longo da sua linha e área de abrangência, com uma forte presença nas estações e arredores, bem como, com outdoors na A2. Além disso, durante os períodos de maior trânsito haverá um reforço da campanha na rádio, Spotify e principais redes sociais”, referia ainda o porta-voz da agência 9.

Desta forma, a campanha vai ser massivamente divulgada durante aproximadamente um mês através de uma estratégia digital concertada em Social Media, Google Display e algumas parcerias com personalidades estratégicas com ligação à Margem Sul, tais como, Rui Unas, Diamantina Rodrigues, Nuno Gama, Catarina Beato e Francisco Ferreira, que partilharam vídeos relatando as suas experiências com a Fertagus.

Em termos de investimento, para além da campanha digital em Social Media e Google Display, foi também investido em MUPI’s, em Rádio com spot e activação e em Spotify com display e áudio, em que para além das segmentações típicas de horário e geo-refenciação foi segmentado também por device sendo que para in-car foi desenvolvido um spot áudio que fala exactamente sobre as vantagens do comboio em relação ao carro.

No âmbito desta comemoração foi também criado um filme comemorativo sobre estes 20 anos da Fertagus que pode ser visto em www.fertagus.pt/fertagus20anos.

MPR