free web
stats

Modelismo: CEC realizou mais um encontro temático e desafia para encontro de reprodução de fotografias

Mod_CEC_IMG_6486Decorreu neste sábado de reflexão mais um encontro temático mensal organizado pelo CEC-Clube de Entusiastas do Caminhos de Ferro, desta vez dedicado ao aniversário das primeiras locomotivas eléctricas da CP, as séries 2500 e 2550.

De facto, celebram-se este ano os 63 anos da entrega da primeira locomotiva da série, a 2501 e dos 56 anos da entrada ao serviço da série 2550, primeiras locomotivas a nível mundial com caixa em aço inoxidável canelado, projecto das antigas Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas, mais conhecida por SOREFAME.

São locomotivas icónicas, que só deixariam os comboios mais emblemáticos da CP, a quando da entrada ao serviço das locomotivas das séries 2600 e 2620, quase 18 anos mais tarde, em 1974. Para quem tiver interesse em estudar estas locomotivas do ponto de vista histórico, sugerimos um titulo editado no final de 2016 pela TrainSpotter, dedicado exclusivamente a estas locomotivas.

Mod_CEC_IMG_6489Em termos de modelos disponíveis, existem as 12 versões da SUDEXPRESS SCALE MODEL TRAINS, que reproduzem todas as versões por que passaram estas locomotivas, e já objecto de um extenso artigo Unboxing, em 3 partes pela webrails.tv. Não referimos aqueles modelos artesanais, construídos do zero, que alguns modelistas ao longo dos anos foram reproduzindo, pois não apareceu nenhum caso destes.

O C.E.C. está muito contente com a dimensão de jovens interessados no modelismo ferroviário que comparecem, encontro após encontro, nestes eventos promovidos pelo clube. Por curiosidade, o mais novo tem apenas 6 anos!

Nesta tarde temática, com grande afluência, foi possível observar uma intensa movimentação das 7 composições que se exibiram durante o evento.

Destaca-se uma composição do modelista Ramón Castello-Branco, composta por uma 2551 e um conjunto de vagões, todos eles modificados pelo modelista para se aproximarem daqueles que em tempos estas locomotivas rebocaram no serviço de mercadorias, certificado por fotografias que mostrou.

As restantes composições tentaram reproduzir os directos, interregionais e rápidos que estas locomotivas rebocaram em exclusivo durante 18 anos.

No vídeo podem ser apreciadas as movimentações do evento, assim como as locomotivas em 7 versões que os modelistas apresentaram.

CEC desafia no próximo encontro

Foi durante este evento que foi revelado e explicado o desafio para Novembro, talvez por inspiração no lançamento de Composições Ferroviárias – Sul do Tejo Pós 1975, o encontro de Modelismo Ferroviário mensal temático, tem como tema “Composições Fotográficas”.

A ideia, explica a Associação no Sobre Carris de Outubro [aqui], passa por reproduzir no encontro, modelos dos comboios presentes em fotografias, portugueses ou não, em material circulante à escala.

O encontro temático em Novembro estreia um novo tema, Composições Fotográficas. Assim, os participantes só terão de trazer uma composição com base numa fotografia, e, deverão fazer-se acompanhar dessa fotografia, no telemóvel, tablet, papel, etc.

O encontro, aberto aos modelistas em geral, está marcado para dia 2 de Novembro, sábado, na sede do Clube em Braço de Prata, a partir das 15h30.

Ter em atenção, para quem não consultou o Sobre Carris, que o Encontro Modelismo deve ser confirmado mais próximo da data. A Associação refere que, em caso de mudança de sede, não haverá evento.

Mod_CEC_EncontrosModelismo_20191102