free web
stats

Braga Brick 2019

bragabrick_2019_1Decorreu este fim-de-semana, no renovado Altice Forum Braga, uma nova edição do Braga Brick Fan Event, que reuniu cerca de 10 milhões de peças de LEGO em diversas construções temáticas. Este evento é a maior exposição ibérica de construções temáticas e, ao longo do 5000m2 de exposição, é possível observar várias zonas onde a temática da ferrovia predomina: comboios LEGO e modelismo ferroviário. No caso dos comboios LEGO, destacam-se vários modelos do Sérgio Baptista que é conhecido por desenhar e construir réplicas de comboios portugueses em LEGO. Para quem não conhecer ou tiver interesse em ver mais, pode consultar a conta Flickr do Sérgio e constatar a diversidade de modelos que foram feitos.

No campo do modelismo ferroviário, destacam-se a presença do grupo Módulos de Comboios do Norte (MCN) e a sua maqueta com cerca de 60 metros de comprimento, contando com 3 estações, 1 triagem, 1 zona de carregamento de cimento e 1 secção de via única, e o fabricante nacional SudExpress Scale Models. Durante os vários dias do evento circularam diversas composições (quase todas reais) e várias manobras nos diversos pontos da maqueta. Destacam-se a presença dos modelos 1400 e 2500/2550 da SudExpress, que foram usados para formar composições reais, como por exemplos os antigos regionais e interregionais (1400 ou 2500 e Sorefames), diversas composições de mercadorias, entre outros. A fabricante nacional trouxe algumas novidades para a exposição, como por exemplo os protótipos finais das 1960 (em parceria com a NorScale), os primeiros protótipos dos Sgs e a segunda edição do livro Composições ferroviárias – Sul do Tejo após 1975 (parceria com Eugénio Santos).

Foi um evento com uma participação bastante boa (os bilhetes tinham um custo variável – desde 0€,para crianças até às 3 anos, e até 3.99€, a partir de 10 anos) e que voltará à cidade de Braga em 2021 (já confirmado).

bragabrick_2019_3

Imagem retirada da página de Facebook oficial do evento.