free web
stats

163 anos de ferrovia no Lousado

O Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário anunciou que vai evocar no dia 26 de Outubro o “A Comemoração da Primeira Viagem de Comboio em Portugal”.

O aniversário do Caminho de Ferro, que este ano assinala 163 primaveras, relembra a viagem inaugural, no primeiro troço do Caminho de Ferro do Leste, entre Lisboa e Carregado, realizada a 28 de Outubro de 1856.

Para evidenciar a efeméride o espaço museológico preparou actividades para miúdos e graúdos. O programa começa às 21h00 e comporta a abertura da exposição fotográfica dedicada aos 50 anos das locomotivas EE 1400.

Depois de ter sido inaugurada no município do Entroncamento, a exposição fotográfica “50 Anos locomotivas EE1400″ organizada pelas associações ferroviárias AVAFER, AMF e CEC, vai agora estar patente ao público no Museu Ferroviário do Lousado.

Mini visita guiada pelo acervo do espaço museológico, e actuação da banda Quazztrio.

Museu Nacional Ferroviário – Entroncamento

Consultado o website da Fundação Museu Nacional Ferroviário não se encontra qualquer referência ao aniversário do caminho de ferro ou quadro de actividades proposto. Ou seja um programa.

Não deixa de ser curioso ver uma entidade com a Missão da FMNF e Museu, nomeadamente para quem teve oportunidade de ver o empenho de Maria José Teixeira, a directora geral da FMNF e Ana Fontes, a directora do Museu, para se furtarem a apresentar o Museu Nacional Ferroviário num evento técnico – fizeram-no por vídeo em pleno festival SteamPunk – e o Museu a menos de uma semana não ter nada para mostrar.

Destaca-se, no vídeo com que marcaram presença nessa iniciativa, a indumentária steampunk e o embebido espírito de festival.

Conseguiram ainda, com a intervenção, mostrar que o valor do museu do Entroncamento é ser adereço.

No entanto a vulgaridade de sempre deverá estar garantida para os 163 anos da ferrovia.

Se não chover haverá quadriciclos, visitas guiadas “talvez ao interior de material”, modelismo tripulado, entrada gratuita, sem comboio presidencial para ver.

Ou seja, depois da motivação do festival, não se vê trabalho.

Nota do editor 

A webrails.tv agradece à APAC o envio regular de informação cultural do sector para se divulgar.

[Actualizado 17h37 - 24.10.2019] Colocação do link para o site da FMNF. Na deslocação à plataforma a webrails.tv verificou que foi actualizada com o programa e optou por deixar o artigo que foi publicado na manhã de hoje, quando ainda não havia informação online por parte do Museu.

Basta lembrar, a este propósito, que existem pessoas que não têm redes sociais e que por terem essa opção não têm que ser esquecidas.