free web
stats

Ferrovia em Portugal, 163 anos de História e histórias

lousado1400O Caminho de Ferro em Portugal, e a CP Comboios de Portugal enquanto empresa herdeira da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, assinalam esta segunda-feira 163 anos de História e histórias.

A primeira circulação, que ocorreu entre Lisboa e o Carregado, ocorreu a 28 de Outubro de 1856. Passam assim neste dia 163 anos dessa data.

No Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário essa efeméride comemorou-se no dia 26 com o programa “A Comemoração da Primeira Viagem de Comboio em Portugal”.

À sua escala e com envolvimento da região o espaço museológico inaugurou, em festa, uma exposição fotográfica, deu a conhecer o espólio que encerra em mini visita guiada e brindou os presentes com animação musical.

Gabriel Lopes, da Avafer e em representação de CEC e AMF, apresentou a exposição fotográfica “50 Anos locomotivas EE1400″. A selecção de imagens chega a Lousado depois de uma passagem pelo Entroncamento.

Curiosamente, ou talvez não, no Lousado uma exposição com o apoio da FMNF.

A proposta sobre o emblemáticao material suscitou curiosidade. “Tivemos muita gente a ligar para fazer perguntas sobre a exposição” apurou webrails.tv próximo do município.

lousadoConcertoNa zona da caldeira

Os 100 lugares sentados disponíveis para o concerto não chegaram, e acabaram por ficar muitas pessoas de pé para ver e ouvir a actuação do Quazztrio.

A formação, para uma plateia que rondou as duas centenas espectadores, tocou temas que foram do Jazz ao Rock.

Entre os participantes assinala-se presença do Presidente da Junta de Freguesia de Lousado, Fernando Silva e Nelson Pereira, Chefe de divisão da Cultura.

Entretanto … no Entroncamento

Para o próximo dia 2 de Novembro, sábado, o Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento agendou o seu assinalar da data.

Desta feita o programa de actividades para comemorar o dia de aniversário chegou à webrails.tv via CEC.  O facto não deixa de ser de assinalar.

Neste particular, para divulgar, a webrails.tv já chamou várias vezes a atenção do Museu, na pele da sua directora geral, de que não recebe informação de actividades do Museu/FMNF.

De todas as vezes que essa nota foi dada a Maria José Teixeira esta referiu que a plataforma tinha de solicitar ao Museu esse envio.  Será que o CEC pediu ao Museu para lhe enviarem informação?

Pode, no entanto fazer sentido essa reserva no envio de agenda, se o Museu pouco ou nada faz de temática ferroviária para divulgar, pouco ou nada há para enviar à plataforma.

Aliás, a obrigação de assinalar estas datas, ao contrário do SteamPunk, deve ser penoso para a equipa que gere a rotina do Museu no Entroncamento.

Para este aniversário, não há comunicações com base nos fundos à guarda da FMNF, lançamento de publicações, modelismo ferroviário, feira temática, ou inauguração de exposição temporária.

Fica-se pelos mínimos, a roçar o vulgar, do que seria o ponto de partida de um Museu normal aos fins de semana. Só que no Entroncamento os mínimos assumem o papel principal.

Assim, para festejar os 163 anos de ferrovia, temos: visita ao interior do Comboio Real, passeio encenado “A Rainha Maria Pia Visita o Museu” e apresentação de maquetas do Alfa Pendular da CP.

Além, de se não chover, andar no comboio de modelismo tripulado e, ou nos triciclos.