free web
stats

ModelCult 2019 contou com modelismo ferroviário

Por: José Paulo Brito (Coordenador do NMCCL)

Foi nos passados dias 16 e 17 de Novembro no Salão de Festas municipal de Loulé, que teve lugar a ModelCult 2019, mostra organizada pela Casa da Cultura de Loulé, através do seu Núcleo de Modelismo, formado há pouco mais de um ano.

Este foi o culminar das diversas actividades desenvolvidas pelo Núcleo no decurso do corrente ano.

Esta mostra abrangeu naturalmente a participação dos modelistas de todo o Algarve que se dedicam a este hobby, à escala, mas também recebeu participações de várias outras zonas (Grande Lisboa e Baixo Alentejo).

Um total de 156 peças das mais variadas temáticas esteve patente ao público durante os dois dias do evento, da autoria de 27 modelistas do sul do país como referido, na sua esmagadora maioria pertencentes a quatro diferentes associações.

Destaque para o imponente layout ferroviário da já conhecida estação de Tunes (H0), montado desta vez com duas extensões já funcionais mas ainda não totalmente finalizadas, mas que proporcionaram um total de cerca de 25m de módulos contendo múltiplas linhas em continuidade e com constantes demonstrações de circulação de composições, especialmente aquelas que fizeram serviço na Linha do Algarve e na Linha do Sul, há já alguns anos.

No próximo ano, a ModelCult 2020 será bastante mais cedo, dada a conveniência de melhor organizar e distribuir o calendário nacional dos eventos de modelismo à escala.

Uma compilação video de algumas imagens de Vasco Costa Reis que ajudam a ter uma ideia do enredo do encontro.