free web
stats

Coordenação NIB Network é portuguesa nos próximos 3 anos

O Director do GPIAAF preside ao comité de coordenação dos organismos europeus de investigação de acidentes ferroviários (NIB Network) nos próximos três anos.

A nomeação de Nelson Oliveira para presidente do comité de coordenação ocorreu em França a 25 de Novembro, em reunião plenária na sede da Agência Ferroviária da União Europeia.

O mandato, entre outros aspectos, deverá promover “uma maior coordenação e cooperação entre os organismos dos Estados-membros, estimular a melhoria contínua das capacidades dos organismos através da realização das ações de “Peer-Review” previstas na Diretiva (UE) 2016/798 e de ações de formação, assim como a atualização e transformação dos atuais guias da Agência Europeia em documentos próprios da NIB Network, tendo em conta a experiência adquirida pelos seus membros e as alterações decorrentes do 4.ª Pacote Ferroviário quanto à necessidade de assegurar a devida independência em relação à Agência”, explica o organismo português.

Integram o comité de gestão, além do director do GPIAAF e chefe da sua Unidade de Transporte Ferroviário, os responsáveis dos organismos de investigação da Irlanda, Noruega, Suécia e Roménia.

A nomeação para este desafio de uma entidade do sistema ferroviário nacional, que terá a duração de três anos, deu-se por unânime dos representantes da organização.