free web
stats

Modelismo no CEC: automotoras

Decorreu no passado sábado, o último Encontro de Modelismo de 2019 do CEC, Clube dos Entusiastas do Caminho-de-Ferro, mais uma vez dedicado às Automotoras.

Mod_CEC_IMG_6733Não é um tema novo,  mas foi curioso ver uma série de exemplos de soluções técnicas adoptadas na Europa e nos EUA no pós-guerra, numa altura em que os caminhos de ferro mais desenvolvidos optaram por evoluir cada vez mais neste tipo de solução. Em Portugal sempre se recorreu muito a esta solução, vejam-se as Nohab, Allan, UTE 2000, 2300, 2400, 3400, UDD, Fiat Foguete e pendulares 4000, unidades de Cascais, etc.

E também numa altura em que, em Portugal, se fala na necessidade urgente de aquisição de novas unidades.

Mod_CEC_IMG_6736Com pena da organização não foram exibidos nenhuns exemplares de automotoras portuguesas, mas marcaram presença automotoras de Espanha, com um TER, de França, com um TGV postal, um Z2 bicorrente e um Z 5100, da Gra-Bretanha com um Intercity 125 da Class 43 da BR, dos Estados Unidos um ramo RDC-1 BUDD da Santa Fé, da Alemanha, uma unidade do metropolitano de Berlim e uma unidade VT 98.

Mod_CEC_IMG_6734De fabricantes, estiveram modelos da Lima, Jouef, Mabar, Athearn e Roco.

Para o novo ano, a Secção de Modelismo do clube vai continuar com os eventos mensais, mas não divulgou ainda a lista dos temas escolhidos, pretendendo avançar com estreia de novos temas. Nesta linha, foi anunciado o tema para Janeiro de 2020, em que o clube convida os modelistas a exibirem modelos em que tenham feito melhorias, desde retoques a grandes modificações, transformações, incluindo whethering.

Mod_CEC_IMG_6730