free web
stats

IP dá inicio a trabalhos de Estabilização de Taludes na Linha do Douro

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai dar inicio a trabalhos de estabilização de taludes na Linha do Douro, num troço com cerca de 410 metros, localizado a sudoeste da Estação Ferroviária de Livração, no concelho de Marco de Canaveses.

Esta intervenção tem como objetivo a estabilização dos taludes de escavação, localizados em ambos os lados da via, e envolve trabalhos de limpeza, tratamento das zonas onde existem blocos que apresentam risco de queda, reperfilamento e aplicação de redes de proteção com pregagens, por forma a reduzir futuras ocorrências de deslizamento de materiais sobre a via.

A empreitada representa um investimento de 365 mil euros e tem um prazo de execução de 150 dias.

Apesar de se tratar de uma obra de maior complexidade, a sua execução irá desenvolver-se apenas em período noturno, de modo a não comprometer a circulação regular de comboios, tendo para tal sido delineado um criterioso plano de trabalhos e de medidas de segurança.

Ao longo dos últimos anos, a IP desenvolveu na Linha do Douro diversas intervenções de estabilização de taludes num investimento na ordem dos 8,5 milhões de euros, promovendo a correção das situações identificadas com sinais de instabilidade e de modo a minorar os riscos naturais que lhes estão intrinsecamente associados.

Este trabalho continuo de inspeção, reparação e manutenção, assegura a melhoria contínua das condições de segurança e níveis de serviço da infraestrutura ferroviária.

IP