free web
stats

Terminal de Mercadorias de Leixões melhorado

A Infraestruturas de Portugal concluiu a empreitada de alargamento e beneficiação da zona de parqueamento do Terminal de Mercadorias de Leixões.

Trata-se do local onde são executadas todas as atividades de carga, descarga e armazenamento provisório de contentores movimentados através da Linha de Leixões.

A obra, com um investimento de 250 mil euros, teve como propósito aumentar a capacidade de armazenamento do terminal e melhorar as suas condições de operação, em resposta à crescente procura do mercado pelo transporte de mercadorias em contentores.

Com esta intervenção o Terminal de Leixões – onde em 2018, foram recebidos/expedidos 1.850 comboios e 53 mil camiões, movimentando 52 mil contentores correspondentes a 84 mil TEU – aumentou a capacidade de parqueamento em 45%, sendo agora de 800 TEU e permite colocar em carga comboios de 500m, sem manobras adicionais.

De referir que em 2019, neste terminal, foram investidos 950 mil euros, no âmbito do plano de ações na rede ferroviária nacional que visam o fomento do transporte de mercadorias e das exportações.

IP