free web
stats

Organismos públicos e IP unem esforços na segurança rodo ferroviária

​O GPIAAF – Gabinete de Prevenção de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, o  Instituto da Mobilidade e dos Transportes e a Infraestruturas de Portugal, lançaram um folheto de sensibilização para segurança no atravessamento de passagens de nível.

No âmbito de uma recomendação de segurança do GPIAAF – Gabinete de Prevenção de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, ANSR, IMT e IP desenvolvem folheto de sensibilização, que visa promover a adoção de comportamentos seguros em passagens de nível, com vista à redução desta tipologia de acidente, informou a ANSR .

O folheto, que pode ser acedido aqui em .PDF, visa sensibilizar peões e condutores no atravessamento da via férrea em segurança.

Entre outras aspectos “Passagens de Nível, Não Baixe a Guarda” alerta para comportamentos que não podem ser relaxados.

Como, no caso dos condutores, alerta para a necessidade redução de velocidade na aproximação à PN ou não atravessar a via com as barreiras fechadas.

Não atravessar a via férrea, no caso de ser peão, com auscultadores nos ouvidos. O alheamento da audição limita a atenção disponível para ouvir o som do aproximar de um comboio.