free web
stats

Fertagus inicia hora de ponta da tarde mais cedo

img: Fertagus

img: Fertagus

A Fertagus, travessia ferroviária do Tejo entre Roma- Areeiro (Lisboa) e Setúbal, tem um novo horário durante a tarde, todos os dias úteis, de forma a satisfazer a forte procura do serviço regular ferroviário em horas de ponta.

A ligação, iniciada com o inicio do mês de Fevereiro parte de Lisboa às 16h33, com chegada prevista à Coina às 17h06.

Este novo horário será efetuado com um comboio duplo (8 carruagens) havendo ainda mais um horário que passa a duplo, de 4 para 8 carruagens e que tem partida de Roma-Areeiro às 16:23.

A Fertagus decidiu, também, ajustar o layout das suas carruagens de forma a acomodar mais 48 lugares por deslocação.

A procura pelos serviços da Fertagus cresceu 40% desde que foi introduzido pelo Governo, em meados de 2019, o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos.

Perante esta esperada pressão da procura, a Fertagus formou e contratou mais maquinistas no sentido de garantir mais horários e maior fluidez do serviço, tendo aumentado de imediato a oferta em 10% nas ligações entre Lisboa e Setúbal.

Também contratou mais operadores comerciais para garantir um alargamento do horário das bilheteiras.

Atualmente, o material circulante da Fertagus está a ser usado a uma taxa próxima dos 100%, estando em operação diariamente 17 unidades quádruplas elétricas das 18, encontrando-se uma em manutenção.

A Fertagus transportou mais de 24 milhões de passageiros em 2019, com maior acréscimo no segundo semestre, vs 21 milhões em 2018.

Diariamente, a Fertagus transporta em média 98 mil passageiros, o que permite retirar da Ponte 25 de Abril cerca de 30.000 viaturas por dia, evitando a emissão de 780 mil toneladas de CO2.

Como curiosidade, refira-se que os colaboradores da Fertagus começaram hoje a usar o novo fardamento desenhado pelo estilista Nuno Gama.

FT