free web
stats

STCP com redução no serviço de transporte público

Medida de Contingência no âmbito do Covid-19, em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março.

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto vai implementar alterações nos horários e frequências na sua operação regular, com início na próxima semana, como consequência da redução do número de passageiros, provocada pelas medidas acionadas para conter a propagação do surto de Covid-19 (Coronavírus).

Neste sentido, a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março, e nos dias de semana, em todas as linhas de autocarro STCP passará a vigorar o horário habitual de “sábado”, em vez do horário “Dias Úteis”. No caso de domingos e feriados, mantém-se o horário correspondente.

A alteração do horário em vigor traduz-se numa redução de cerca de 40% na oferta, permitindo, no entanto, garantir a disponibilidade do serviço de transporte público durante todo o período de combate à pandemia de Coronavírus, bem como garantir o distanciamento desejado entre passageiros.

A oferta é, assim, na ordem dos 60%, quando a procura apresenta níveis de redução, em muitos períodos, superior a 80%.

Esta ação faz parte das medidas apresentadas no Plano de Contingência para Pandemias da empresa, que foi devidamente ajustado para o atual surto e que segue os níveis de alerta definidos pela Direção-Geral de Saúde e Governo.

A STCP agradece, uma vez mais, a compreensão dos seus clientes, face a estas alterações, reforçando que tudo o que está a ser posto em prática é para uma maior proteção dos seus trabalhadores e passageiros.

Pede, inclusive, aos clientes para realizarem unicamente as viagens estritamente necessárias.

A informação relativa à redução de oferta estará disponível nos locais habituais: paragens, no interior dos autocarros, no site e redes sociais da STCP. O horário a ser consultado para os dias úteis e sábados é sempre o de “sábado”.

A opção por este tipo de horário foi no sentido de permitir aos clientes da STCP poderem, com a mesma facilidade, conhecer oferta que irá ser praticada. Isto é, terem pleno conhecimento dos horários de passagem nas diversas paragens, reduzindo os tempos de espera pelas viagens pretendidas.

A Administração da empresa reforça o pedido aos clientes para a melhor compreensão para qualquer falha pontual que se possa verificar na operação e dá a garantia que a empresa e os seus colaboradores continuam a trabalhar arduamente no sentido de manter a mobilidade nos concelhos onde opera.

Os horários de Contingência STCP estão disponíveis:
• Em tempo real: através da app Move-me AMP, leitura do QR Code nas paragens, no site STCP e do SMSBUS 68998 (custo 25 Cêntimos).
• No site da empresa – www.stcp.pt – no separador Linhas.

A STCP é o maior operador de transportes públicos da área metropolitana do Porto. A sua operação é composta por 73 linhas (70 em modo autocarro, nas quais se incluem as da Rede da Madrugada, e três em modo carro Elétrico) que circulam em seis concelhos (Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Valongo).

STCP