free web
stats

Federação reune-se com PNS

AFECTRANS reuniu na quarta-feira com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos (PNS), com quem discutiu um conjunto de situações nas diversas áreas dos transportes e comunicações, de que a plataforma sindical destacou o seguinte:

Da parte da Federação foi levantado um conjunto de questões relativas à retoma da actividade, nomeadamente;

- aos equipamentos de protecção e à exigência que é feita nalguns serviços de que os trabalhadores têm de desinfectar as máscaras de protecção;

- à organização do trabalho nas oficinas, que não está a salvaguardar as equipas de trabalho, porque se assiste à concentração de trabalhadores no mesmo horário de trabalho, o que leva a que em caso de algum a contaminação, ao encerramento do estabelecimento.

Apresentámos casos referentes à impossibilidade de trabalhadores deixarem os filhos menores de 12 anos nas escolas, o que está a originar alguns problemas.

Um outro tema colocado foi a da admissão de trabalhadores que continuam em falta nas áreas operacionais das empresas e para a necessidade de se cumprir com o quer o governo decidiu de que com a saída de um trabalhador por reforma, ser admitido outro para o mesmo local de trabalho.

Sobre estas questões o ministro comprometeu-se a avaliar com a administração da CP, este conjunto de questões que foram por nós colocadas.

Referimos ainda que os processos de negociação colectiva têm que continuar, já que na IP nem sequer contraproposta foi apresentada pela administração e na CP onde é necessário prosseguir o processo de negociação do RC e da unificação das regras em resultado do retorno das oficinas à empresa-mãe.

O ministro irá discutir este tema com as administrações, embora tivéssemos sido informados que quanto à CP, a equipa negociadora do governo/administração da CP, vai reunir muito brevemente para analisar o trabalho elaborado por parte dos serviços da CP, para de seguida retomar a negociação.

FECTRANS