free web
stats

Acessibilidade melhorada na Estação Ferroviária de Alcântara-Terra, Linha de Cintura

A Infraestruturas de Portugal informa que vai dar início, no próximo dia 8 de junho (segunda-feira), aos trabalhos de reformulação das plataformas e melhoria das condições de acessibilidade na Estação Ferroviária de Alcântara-Terra, na Linha de Cintura.

Uma intervenção de beneficiação das condições de circulação pedonal, conforto e de segurança, nomeadamente para os utentes com mobilidade condicionada, que envolve um investimento de cerca de 220 mil euros.

No âmbito da empreitada serão desenvolvidos os seguintes trabalhos:

- Rebaixamento e regularização da plataforma da Linha III para a cota de 1,10m acima do plano de rolamento dos carris, tirando assim partido da maior largura dessa plataforma para acesso ao comboio;
- Melhoramento dos acessos às Linhas II e III, incluindo o atravessamento entre linhas e as rampas de ambos os lados do percurso;
- Colocação de pavimentos táteis – faixa de segurança e faixa de cautela;
- Nova iluminação;
- Aplicação de novo mobiliário urbano – bancos, papeleiras/cinzeiros;
- Instalação de nova sinalética de informação ao público.

A execução dos trabalhos, que tem um prazo de execução de 210 dias, obriga à implementação de alguns condicionamentos à circulação pedonal na Estação, por forma a garantir a segurança dos utilizadores. Serão colocadas placas de informação sobre a forma de circulação dos utilizadores da estação bem como sinalética de encaminhamento de pessoas de e para a estação.

A concretização desta intervenção irá assegurar uma importante melhoria das condições de acesso e conforto, para os cerca de um milhão de passageiros que diariamente utilizam a Estação Ferroviária de Alcântara-Terra.