free web
stats

Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível

Assinala-se hoje, dia 11 de junho, o Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível (International Level Crossing Awareness Day – ILCAD).

A evocação desta data tem como principal objetivo sensibilizar todos os utilizadores das Passagens de Nível, peões e automobilistas, para a necessidade do cumprimento das regras de segurança estabelecidas e adoção de comportamentos seguros no atravessamento da via-férrea.

Esta é a 12º edição deste evento promovido a nível global pela UIC – União Internacional de Caminhos de Ferro, que envolve diversas entidades internacionais dos setores ferroviário e rodoviário, a administração pública, Associações e ONG, ao qual, desde a sua primeira edição em 2009, a IP (à data REFER) sempre se associou e contribuiu na divulgação.

Existem atualmente 833 Passagens de Nível (PN) na Rede Ferroviária Nacional.

Ao longo dos últimos anos, a IP (REFER entre 1997 e 2015) tem investido fortemente na melhoria e reforço das condições de segurança de atravessamento e procedido à supressão de centenas de Passagens de Nível.

No início do ano 2000 o número total de PN na Rede Ferroviária era de 2494, tendo, em 2010, este valor sido reduzido para menos de metade (1107 PN) e atualmente, como referido, totalizam as 833.

A política de supressão e melhoria das condições de segurança nas PN promovida pela Infraestruturas de Portugal, tem contribuído fortemente para a redução da sinistralidade. Este é um trabalho continuo que requer o emprenho conjugado das várias entidades interessadas, nomeadamente as autarquias dos territórios onde se localizam as PN.

Comparando com os registos do final do ano de 1999, em que nesse ano o total de acidentes em PN foi de 154, os valores de 2019 (32) representam uma redução de cerca de 80% do total de acidentes.

Não obstante os números positivos já alcançados, importa continuar a melhorar a Segurança. Com este objetivo foram já traçadas as metas e programadas intervenções de reforço das condições de segurança no atravessamento nas PN. Investimentos que estão já a ser desenvolvidos, no âmbito do Programa Ferrovia2020, e futuros, a ser concretizados ao abrigo do Programa Nacional de Investimentos – PNI2030.

No seu conjunto, o valor total a investir nos próximos anos em intervenções de Segurança, ascenderá a mais de 230 milhões de euros.

IP