free web
stats

Linha do Sul – Trabalhos de reparação no Túnel do Pragal

Trabalhos_tunel_pragaIA Infraestruturas de Portugal informa que está a realizar trabalhos de reparação no Túnel do Pragal, localizado ao quilómetro 5,984 da Linha do Sul, em Almada.

Esta intervenção tem como objetivo proceder à correção de um conjunto de patologias no betão armado, através da aplicação de injeção de resinas especiais.

O Túnel do Pragal, localizado ao quilómetro 5,984 da Linha do Sul, é constituído por uma estrutura em betão armado, com duas vias betonadas, numa largura de 8,5 metros para uma altura máxima de 7 metros.

Construído pelo método de cut and cover (galerias a céu aberto), apresenta um comprimento de 903 metros tendo sido executado em duas fases temporais: os primeiros 620 metros na década de 60 aquando da construção da Ponte 25 de Abril e os restantes 283 metros no início dos anos 90 no contexto da instalação do tabuleiro ferroviário na Ponte.

A empreitada, com um custo que ronda os 250 mil euros e duração de 180 dias, é desenvolvida de acordo com o plano de manutenção de túneis ferroviários da IP, que tem como propósito assegurar os bons índices de fiabilidade, comportamento e segurança das infraestruturas ferroviárias nacionais.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP.

Os trabalhos são executados sem causar constrangimentos à circulação ferroviária.

IP