free web
stats

Dois novos conjuntos de Sorefames da SUDEXPRESS em H0: unboxing

Foram colocados em comercialização dois novos conjuntos de carruagens Sorefame, da SUDEXPRESS SCALE MODEL TRAINS, mais precisamente as referências S0419 e S0519. Entre os seis modelos que podemos encontrar nestes dois conjuntos, dois deles são modelos que circularam entre meados/final dos anos 80 até ao século XXI, um restaurante e uma segunda classe do conjunto S0419, uma primeira classe e 2 segundas classes do conjunto S0519, todas de compartimentos, circularam entre o inicio/meados dos anos 90 até ao século XXI, e a sexta carruagem, uma primeira classe do set S0419, pode ter um período de circulação mais alargado, desde o final dos anos 70 até ao início do século XXI.

As duas carruagens de 1ª Classe

As duas carruagens de 1ª Classe

O aspecto geral dos seis modelos exibe o “ar de família” Sorefame, sendo de realçar a todos eles:

  • os bugies Schindler, muito bem reproduzidos;Mod_SE_BugieSchindler2_1_IMG_7577
  • os topos das carruagens diferentes das carruagens do primeiro conjunto, mas fieis à realidade, quer no caso da utilização de foles, quer nas versões de burelets, com lanternas diferentes;
  • as saias na zona dos bugies, também diferentes e conforme à realidade;
  • os tampões de choque também diferentes da série inicial e conforme à realidade;
  • os interiores, muito bons, mas com possibilidade de serem melhorados pelo modelista, como também já havia mencionado essa possibilidade no artigo do conjunto inicial;Mod_SE_Detalhes_S4019_S0519_IMG_7603
  • menos perceptível, a diferença do diâmetro nominal dos rodados destes novos modelos, anunciado pelo fabricante;
  • menos visível, a parte de baixo do chassis também reflecte as diferenças reais entre as duas séries de material;
  • acessórios para obter um maior detalhe, que compreende um par de engates standard, patilhas de contacto eléctrico para um sistema de iluminação, cabos de passagem da corrente entre as carruagens, ganchos não funcionais para a atrelagem de carruagens, e tubagens dos sistemas de frenagem;
  • A carruagem 20-69 do conjunto S0419 trás também um fole em posição de serviço para substituição do fole recolhido que vem montado num dos extremos da carruagem.

Mod_SE_88-40-004_Interior_IMG_7590_IMG_7591Uma das carruagens mais interessantes, é o restaurante com a matrícula 88-40 004, que resultou da transformação, em 1985, de uma carruagem mista de compartimentos da família 30-69 de 1972, mais precisamente a 30-69 004, das quais só existiram 9 exemplares, versão que está prevista num dos próximos conjuntos a comercializar ainda este ano. Sendo anterior à aquisição à SNCF dos restaurantes Grill Express e também anterior à transformação das carruagens Carel & Fouché, este restaurante circulou praticamente em todas as composições que dispunham do serviço de restauração, nomeadamente o Sudexpress, o Comboio Azul, e rápidos e directos Lisboa-Porto e Barreiro-Faro. A reprodução exterior não merece reparo, é fiel, mas ao nível da reprodução interior encontramos uma surpresa: ao contrário de todas as outras versões já comercializadas, o interior não é de plástico injectado com reprodução dos principais detalhes, mas sim uma impressão 3D, pelo que se torna muito frágil na tentativa de qualquer manuseamento. No entanto, toda a volumetria da cozinha e balcão de serviço está bem reproduzida, assim como a localização relativa de todas as mesas, entre elas e relativamente às janelas. Mas as cadeiras, pela fragilidade do processo, não estão lá! A justificação do fabricante tem por base a muito pequena quantidade de reprodução desta peça, pelo que oneraria, e muito, o valor de venda. Caberá à imaginação dos modelistas a ultrapassagem deste detalhe…

Mod_SE_20-69_Interior_IMG_7574As 3 carruagens de segunda classe da família 20-69, resultam, como a carruagem restaurante, da transformação das carruagens mistas da família 30-69, em 8 (não conseguimos confirmar a alteração de todas as carruagens) carruagens de compartimentos de segunda classe apenas com 10 compartimentos, que aconteceu a partir da segunda metade dos anos 80:

  • No conjunto S0419, temos um modelo da versão ainda com os foles de intercirculação originais com que veio de fábrica, mas já com matricula em placa UIC e com sinalização de classe tipo CoRail, que foi progressivamente adaptado a toda a família Sorefame após a chegada das carruagens CoRail do serviço Alfa, em meados dos anos 80. Neste modelo, o fole está pintado da cor da carruagem, que não corresponde à realidade, pois todos os foles instalados pela Sorefame nas carruagens que desenvolveu e produziu, eram todos em couro negro, tendo a estrutura, os elementos hidráulicos e o anel de acoplagem, esses sim em cor de aço inox. É uma “gralha”, pouco normal em modelos da Sudexpress, esperando que nos próximos modelos venha corrigido, sendo no entanto de fácil correcção pelo modelista. Quanto à presença dos marcadores de classe CoRail presentes neste modelo, ainda com foles de intercirculação, é plausível a sua existência, embora não tenhamos conseguido encontrar nenhuma evidencia fotográfica nos diversos arquivos a que temos acesso;
  • As outras duas carruagens de segunda classe, do conjunto S0519, não levantam qualquer duvida, representam as carruagens num período algures nos anos noventa, numa revisão mais pesada, que compreendeu a instalação de burelets nos topos, aquecimento eléctrico, novas chapas UIC normalizadas, e assim terão permanecido até ao final de serviço já no século XXI.

Mod_SE_10-69_Marcadores_IMG_7602_IMG_7586Quanto à duas carruagens de primeira classe, uma em cada conjunto, ambas da família 10-69, com 10 compartimentos, nenhuma levanta qualquer duvida. A do conjunto S0419, apresenta-se já com burelets, com as primeiras placas UIC que a CP usou, e com marcadores de classe originais, o que coloca a possibilidade de utilização entre a segunda metade da década de 1970, quando a CP iniciou a adaptação destes equipamentos às carruagens anteriores à geração de 1973, até ao inicio do século XXI, quando foram progressivamente retiradas de serviço, com a entrada em serviço das carruagens Sorefame modernizadas à semelhança das carruagens CoRail. A carruagem do conjunto S0519, apresenta duas alterações principais relativamente à do conjunto S0419, que são os marcadores de classe tipo CoRail e as placas UIC que a CP alterou e começou a implementar nos anos 90. Uma nota, as carruagens do conjunto S0519, coincidem integralmente com a época das carruagens do conjunto S1019.

Mod_SE_10-69_Interior_IMG_7587A desmontagem destas novas versões, mantém-se muito simples, mesmo para os modelistas mais receosos de partirem qualquer elemento no processo. Um excelente projecto da Sudexpress!

Com estes dois conjuntos, e se tivermos adquirido o conjunto inicial S1019, ficamos na posse de 9 carruagens que cobrem metade da década de 80 e toda a década de 90 do século passado e ainda uma parte substancial da primeira década do século XXI. Ou seja, se formos possuidores de algumas locomotivas do mesmo fabricante, as 2500/2550 e as 1400, podemos praticamente fazer todos os comboios principais dessa época. Se além destas, com locomotivas Norbrass (1300, 1500 e futuras 1550), Metalkit (1550), Electrotren e Mehano (5600), Arlo-Micromodel (também 1400) e Mabar/CE (1320), podemos fazer praticamente todos os comboios da nossa vida em Portugal. Com os próximos 4 conjuntos anunciados, estendemos essa possibilidade praticamente a toda a década de 70 do século XX.

Infelizmente, ainda não disponho da possibilidade de fazer um ensaio do comportamento dinâmico destas carruagens, por continuar sem acesso a um layout continuo. Fica a promessa de, assim que possível, fazer um novo artigo com um vídeo. No entanto, todo o sistema de cinemática de engate curto, mantém as características do utilizado no primeiro conjunto, e o rolar em linha recta também é muito suave.

Mod_SE_Bastidores_IMG_7576_IMG_7592Deixamos aqui sugestões para as próximas produções: a correcção das cores dos foles e da aparelhagem dedicada, a cor do plástico dos estofos das primeiras classes serem de cores aproximadas às reais, seja amarelado nas versões mais antigas seja azulado nas versões que passaram por revisões mais profundas, e a disponibilização de burelets em posição de serviço, ou seja, um pouco esmagados para coincidirem, no mesmo plano, com a posição dos tampões de choque, na posição de serviço, como acontece na versão com fole, em que, na posição de serviço estão, fole e tampões de choque, no mesmo plano. Sugerimos também que a Sudexpress comercialize pares de foles, versão em serviço e versão recolhida, para que os modelistas possam modificar os bastidores de carruagens que utilizem este sistema de intercirculação e também para substituição de alguma peça que se danifique.

Mod_SE_Burelets_IMG_7597Em resumo, estamos na presença de excelentes modelos, que representam fielmente as carruagens Sorefame, expoente máximo da engenharia ferroviária portuguesa da segunda metade do século XX. Vale bem a pena proceder à reserva dos 4 conjuntos anunciados pelo fabricante para comercialização no ultimo trimestre de 2020, não vá a procura exceder a oferta, como aconteceu nos 3 conjuntos já comercializados.

Um SUD com a carruagem restaurante 88-40 004 na estação de La Fregeneda - Fotografia de Nuno Magalhães, maqueta de Nuno Magalhães e Cosmin Pasat

Um SUD com a carruagem restaurante 88-40 004 na estação de La Fregeneda – Fotografia de Nuno Magalhães, maqueta de Nuno Magalhães e Cosmin Pasat