free web
stats

Trabalhos de beneficiação e reforço da Ponte de São João sobre o rio Douro, Porto

Ponte_S_ João_Vista geral

img: IP

A Infraestruturas de Portugal informa que deu início aos trabalhos de beneficiação e reforço da Ponte de São João, localizada no Porto, ao quilómetro 334,542 da Linha do Norte

No âmbito da empreitada, que decorrerá sem implicar constrangimentos à normal circulação de comboios, serão desenvolvidos os seguintes trabalhos principais:

• Substituição dos aparelhos oleodinâmicos,

• Reforço da secção das carlingas sobre os pilares de margem,

• Reparação de betão,

• Reparação das bainhas de proteção dos cabos de pré-esforço exterior.

A intervenção, com um investimento associado de 843 mil euros e duração de 240 dias, é desenvolvida no âmbito do plano de manutenção de pontes ferroviárias da IP para o ano de 2020 e tem como objetivo a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP.

Linha do Norte – Ponte de São João

Projetada pelo engenheiro Edgar Cardoso, a Ponte São João, foi construída para substituir a Ponte D. Maria Pia, tendo entrado ao serviço no dia 24 de junho de 1991.

A obra de arte, construída em betão armado e pré-esforçado, é composta por doze tramos contínuos, em que os três tramos centrais se localizam sobre o Rio Douro, três tramos sobre a margem direita e seis tramos sobre a margem esquerda, perfazendo um comprimento total de 969 metros.

IP