free web
stats

STCP com novos horários em setembro

Com o fim do mês de agosto e o regresso gradual da sociedade à normalidade, a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto irá ajustar a sua oferta através da implementação de novos horários na Rede.

Assim, a partir do dia 31 de agosto e até ao dia 13 de setembro (inclusive), a Rede STCP irá realizar a sua operação de acordo com o horário de FÉRIAS ESCOLARES, conforme praticado nos anos anteriores durante a primeira quinzena de setembro.

No dia 14 de setembro, data que marca o início do ano letivo 2020/2021, passa a vigorar o horário NORMAL, à semelhança ao que acontecia na fase de pré-pandemia, com a oferta da operadora de transportes públicos a ser retomada para os 100%.

De destacar ainda, a partir desta data, o prolongamento do horário da Linha 204 (Hospital de São João-Foz), que passa a ter viagens noturnas, todos os dias, entre as 21h00 e as 24h00.

O alargamento de horário nesta linha irá beneficiar a mobilidade entre os polos universitários da Asprela, Campo Alegre e Foz e criar maior acessibilidade, no período noturno, ao Hospital de S. João.

As diferentes modalidades de horários já se encontram disponíveis nas paragens e no site www.stcp.pt permitindo que os utilizadores possam, atempadamente, organizar o seu dia-a-dia e as suas deslocações de autocarro.

Com o aumento esperado de procura, é importante salientar que permanecem em vigor todas as medidas preventivas, de acordo com as orientações das entidades competentes, com o objetivo de assegurar o serviço de transporte público, bem como de garantir a segurança de todos os viajantes: passageiros e motoristas:

* Cumprimento da lotação de 2/3 da capacidade total autorizada em cada veículo (a informação está disponível à entrada das viaturas, bem como no interior);
* Uso de máscara obrigatório durante toda a viagem de autocarro ou elétrico;
* Venda de títulos de transporte a bordo só é possível com valores certos, não havendo lugar a trocos;
* Manter a distância de 1 metro nas paragens;
* Aconselha-se desinfeção das mãos antes e depois das viagens.

A STCP continua a realizar ações de higienização e desinfeção das viaturas diariamente, de modo a reduzir potenciais riscos de contaminação.

Aplicação móvel ANDA (só para Android)

É aconselhada a utilização da app ANDA – que permite ter o Andante no telemóvel -, pois possibilita a não existência de qualquer de contacto com os equipamentos eletrónicos nas estações ou Multibanco e reduz significativamente as filas de espera.

Uma aplicação de utilização simples, cómoda e económica, quer para utilizadores ocasionais quer para clientes de assinatura, que aplica sempre a tarifa correta e mais favorável para o cliente.

Andante 4@18 ou SUB23

A renovação do perfil dos cartões Andante para estudantes – 4@18 ou SUB23 – é gratuita, entre 1 de julho e 30 de setembro, mas obrigatória.

A renovação não implica o carregamento imediato da mensalidade. Este poderá ser realizado somente quando for necessário.

No entanto, e de modo a serem evitadas as longas filas de espera habituais nas lojas Andante no final de setembro, sugere-se aos estudantes já matriculados, principalmente os do Ensino Superior, que a renovação seja efetuada com a maior antecipação possível, para poderem aderir à App ANDA.

Recorde-se que os detentores destas modalidades de Andante devem dirigir-se a uma Loja Andante, Bilheteira CP com venda Andante ou Pontos de venda Andante dos Municípios aderentes, já com toda a documentação necessária para finalização do processo.

STCP