free web
stats

Porto de Lisboa comemora 133 anos

Inovação e iniciativas on-line marcam aniversário da APL cumprindo as normas da DGS

+ Visita virtual aos painéis de Almada Negreiros nas Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d’Óbidos

+ Lançamento novo Portal do Porto de Lisboa

+ Desafio de fotografia: “1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar”

+ Regata “Troféu Porto de Lisboa”

Dia 31 de Outubro, o Porto de Lisboa comemora mais um aniversário e preparou um conjunto de iniciativas inovadoras, que permitem celebrar os 133 anos do Porto da capital cumprindo todas as regras de prevenção para a transmissão de Covid-19.

De acordo com Lídia Sequeira, presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, «a atual situação pandémica relacionada com o vírus Covid-19, leva-nos a comemorar os 133 anos do Porto de Lisboa de forma diferente e responsável, mas não podíamos deixar de assinalar esta data.

Neste contexto, optámos por iniciativas diferenciadoras, como a visita virtual que vamos proporcionar às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d’Óbidos, para dar a conhecer os painéis de Almada Negreiros».

A visita virtual às Gares Marítimas ficará disponível dia 31 de outubro no site do Porto de Lisboa e nas redes sociais.

No dia 4 de novembro, marcamos este aniversário com o lançamento do novo portal do Porto de Lisboa, totalmente renovado, mais funcional e mais completo, mas também mais claro e com um acesso rápido e mais intuitivo a todas as áreas do porto.

O novo site é evolutivo e terá no futuro outros desenvolvimentos que permitirão melhorar continuamente a presença do Porto de Lisboa na web, designadamente a integração com outras plataformas digitais.

Neste 133.º aniversário, e também no dia 4 de novembro, será lançado um desafio de fotografia, dirigido a todos os cidadãos, para fotografar as margens, paisagens e pormenores da área de jurisdição do Porto de Lisboa. “1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar” é o nome deste desafio fotográfico, que dará a conhecer toda a zona ribeirinha abrangida pelo Porto de Lisboa através do olhar dos participantes.

A jurisdição portuária confina com os territórios dos onze municípios que abraçam o estuário do Tejo: Alcochete, Almada, Barreiro, Benavente, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Oeiras, Seixal e Vila Franca de Xira. Os participantes têm 200 km de margem para fotografar, devendo identificar sempre os pontos geográficos onde são captadas as imagens.

A melhor fotografia escolhida pelo Porto de Lisboa será ampliada e exposta na Gare Marítima de Alcântara e o conjunto das fotos de todos os concorrentes poderá ser visto em 2021, no novo portal do Porto de Lisboa.

A fechar as comemorações, no dia 8 de novembro terá lugar a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, promovida pela APL e organizada pela ANL – Associação Naval de Lisboa. Trata-se da maior regata que se realiza no Tejo anualmente, com largada da Doca de Belém marcada para as 11h00, e que este ano terá disponível online no portal do Porto de Lisboa, os momentos mais significativos da regata como a partida, passagens nas boias e a chegada.

APL