free web
stats

Empreitada de estabilização de taludes em Vila Nova de Foz Côa

A Infraestruturas de Portugal informa que vai dar início aos trabalhos de estabilização dos taludes localizados aos quilómetros 163,500, 164,350 e 169,700 da Linha do Douro, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

A intervenção envolve um investimento de 2,2 milhões de euros e tem por objetivo estabilizar as vertentes da encosta, em zona de elevado risco geotécnico, onde foram identificados potenciais riscos de instabilidade.

Os trabalhos a executar consistem em:

- Desmonte de blocos de pedra que apresentam sinais de instabilidade;

- Preenchimento de infraescavações;

- Aplicação de redes de alta resistência pregadas;

- Reperfilamento e execução de patamares;

- Aplicação de betão projetado com pregagens,

Serão também realizados trabalhos de beneficiação do sistema de drenagem.

A empreitada foi adjudicada à empresa DST – Domingos da Silva Teixeira S.A., e tem um prazo de execução de 270 dias.

Apesar da complexidade da obra, e das condicionantes logísticas de acesso, esta desenvolver-se-á sem comprometer a circulação regular de comboios, tendo para tal sido desenvolvido um criterioso plano de trabalhos e de segurança.

IP mantém investimento no reforço da segurança da Linha do Douro

A Infraestruturas de Portugal tem desenvolvido nos últimos anos na Linha do Douro um vasto conjunto de trabalhos de estabilização de taludes, com um investimento associado na ordem dos 5 milhões de euros. Este trabalho permanente e contínuo na conservação e reforço da segurança, assegura a mitigação dos riscos naturais de queda de matérias sobre a via e, deste modo, garantir as condições de disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária da Linha do Douro.

Nos próximos anos, na Linha do Douro, A IP tem programado continuar a realizar ações da mesma natureza que, no seu conjunto, representam um investimento global a rondar os 20 milhões de euros.

IP