free web
stats

Trabalhos de estabilização de muro de suporte na Linha do Douro, no concelho de Mesão Frio

A Infraestruturas de Portugal informa que deu inicio aos trabalhos de estabilização do muro de suporte de escavação e de terrenos de encosta confinantes com a Linha do Douro, localizados ao quilómetro 94,2, no concelho de Mesão Frio.

Intervenção de reforço da segurança ferroviária

Esta intervenção tem como objetivo o reforço da capacidade de contenção do muro e a estabilização da encosta adjacente à Linha do Douro, ao longo de um troço com cerca de 73 metros de extensão, por forma a minimizar os riscos de deslizamento de materiais sobre a via-férrea.

A empreitada envolve a colocação de uma cortina de microestacas porticada implantada ao longo do talude, a cerca de 3 metros da crista. Associado a esta solução serão executados geodrenos profundos na face do muro em enrocamento, que irão assegurar a melhoria das capacidade de drenagem da encosta e o rebaixamento do nível freático, o que contribuirá para melhoria das condições de estabilidade da mesma.

Envolvendo um investimento de 224 mil euros, esta obra foi adjudicada à empresa Nortejuvil – Sociedade de Construções Lda com um prazo de execução de 120 dias.

Apesar da complexidade da obra esta desenvolver-se-á sem comprometer a circulação regular de comboios, tendo para tal sido desenvolvido um criterioso plano de trabalhos e de medidas de segurança.

A concretização desta intervenção irá garantir o reforço das condições de circulação e segurança na Linha do Douro.

IP