free web
stats

Turismo Ferroviário .BR – Expresso Turístico da Luz (SP)

foto1_4_3

Alco RS-3 de 1952

O Expresso Turístico da Luz é um comboio turístico brasileiro que opera desde 18 de abril de 2009 na região de São Paulo.

Apresenta actualmente  três passeios ferroviários turísticos  que “têm como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea.”  

As viagens têm ponto de partida na Estação da Luz, no centro da cidade de São Paulo, e realizam-se  em dois vagões em aço inoxidável, Budd – Mafersa fabricados no Brasil nos anos 60, cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. A tracção está a cargo de uma locomotiva da diesel Alco RS-3 de 1952 da CPTM. No trajecto, a animação é promovida por guias que contam  histórias sobre o sistema ferroviário paulista. O comboio é gerido pela da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Os trajectos disponíveis atualmente são Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba. Preço: a partir de cerca de 12 euros por pessoa. E é possível alugar um vagão inteiro para uso próprio por volta do 700 euros.

Mais informações: Aqui