free web
stats

Video – B600 – “metalizadas do Barreiro” – escala Ho

As carruagens B600 que circularam em Portugal, também conhecidas como as “metalizadas do Barreiro” (ver caixa), estiveram presentes no fim de semana de modelismo ferroviário que aconteceu nos 18 e 19 de maio na cidade do Barreiro. Modelos Ho em vermelho e azul circularam na Baixa da Banheira, Barreiro A e Alhos Vedros evocando outras épocas.

 

.

carruagem-b600-cp-azuis-(pack-de-2-unidades)[2]As carruagens B600, também conhecidas como as “metalizadas do Barreiro”, eram carruagens originalmente em madeira e que entre os anos de 1961 e 1969 foram metalizadas, por questões de segurança, uma vez que as carruagens de madeira, além de estarem desactualizadas, eram pouco seguras para os passageiros. Entre as carruagens que foram metalizadas, contaram-se também as antigas automotoras a vapor Borsig, provenientes dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste.

Estas carruagens envergaram no início a cor utilizada na época, em azul profundo, sendo depois reconvertidas para o vermelho e branco, esquema de pintura que utilizaram até ao fim dos seus dias quando foram maioritariamente demolidas e sucateadas. Algumas delas poderão ter ainda usado o esquema do final dos anos 60, em vermelho bordeaux e faixa creme nas janelas, antes de passarem ao esquema final.

Estiveram durante a actividade quase sempre associadas aos serviços nas linhas do Sul do país, onde fizeram parte de comboios puxados por todos os tipos de locomotivas, especialmente os comboios do serviço de tranvias entre o Barreiro e Praias – Sado e Tunes – Lagos, mas também os comboios de longo curso, como o Regional da Funcheira e os comboios correio que circulavam entre o Barreiro e Vila Real de Santo António pela linha do Alentejo, entre muitos outros,  o que fazia das B600 as carruagens mais versáteis do parque de material circulante dos Caminhos de Ferro Portugueses.

Este artigo teve o apoio de: http://www.jgmodelismoferroviario.com/

.