free web
stats

A alemã DB extende operação a Leste

Corporate-headquartersCom a aprovação por parte da Autoridade da Concorrência,  para a compra da divisão europeia, zona oriental, da  Veolia Transdev, o operador ferroviário alemão Deutsche Bahn (DB), garantiu uma fatia considerável do tráfego de passageiros no leste europeu.

Através da compra da operação da rival francesa, a  DB  vai assumir  6300 empregados, e  operar comboios e autocarros para transporte de passageiros, na Polónia, República Checa, Eslováquia, Croácia, Sérvia e Eslovênia. Após a aquisição,  a subsidiária da DB,  responsável pelas operações do leste europeu,  a Arriva, passa estar presente  em 15 países europeus.

A Arriva, que antes do acordo apontava um trafego anual de 1,5 mil milhões de passageiros, é previsível que venha a dilatar esses números  durante os próximos anos. Num negócio que rende cerca de  253 milhões de euros anuais, segundo  indicação da  operação Veolia responsavel pela zona oriental. A subsidiária da DB vai assim passar a ser o maior fornecedor internacional de serviços de passageiros na Europa Oriental.

Em comunicado, o executivo da DB Ulrich Homburg referia “Esperamos que a aquisição resulte desde o início, num aumento de ganhos gerais para a nossa empresa”, e garantiu que este investimento vai cimentar uma posição forte, sublinhado  que a aposta se vai centrar  no centro das cidades. E dando conta que a região oferece, ao contrário do saturado mercado alemão , um espaço de crescimento e  maior de expansão, “o nosso balanço para o crescimento são mais fortes para ao leste da europa do que na Alemanha” apontou.

A compra por parte da DB foi realizada em maio, a transação concluída com a aprovação do regulador. Reservado ficou o valor pago pela aquisição.