free web
stats

Video – Módulos Maquetren em Oeiras com gestão wireless

modOeirasCE_Vai ser já no próximo fim de semana de 15 e 16 de junho que o Palácio do Egipto em Oeiras vai receber um evento com mote no modelismo ferroviário. Para além de várias expressões à escala com partida em caminho de ferro, uma das atracções vai ser a maqueta composta de módulos segundo as normas maquetren.

Em curta entrevista publicada na webrails.tv, Marcos Conceição, sócio da APAC e um dos organizadores do evento, revelava que o controle dos módulos iria ser wireless, via  Smart Phones e Tablet’s. Uma  maneira diferente,   em estreia na realidade nacional deste tipo de encontros, para controlar avanços,   manobras  e alimentar o movimento de circulações na maqueta, mas também com implicação na disposição e funções das pessoas envolvidas para o fluir das operações.  Segundo Paulo Antunes, da ComboiosElectricos.com, a gestão vai “passar por maquinistas e chefes de estação“, onde os primeiros vão acompanhar as circulações, e em zonas definidas, como triagens, estações terminais, e alternância entre via única e dupla, vão ser os segundos a controlar “sinalização” e “agulhas”.

.

.

Para dar um contexto de como possivelmente se vão desenrolar os acontecimentos na maqueta composta de módulos maquetren,  a webrails.tv passou pelo workshop promovido pela ComboiosElectricos.com sobre a central wireless da Roco Z21 , o equipamento que vai ser a base da gestão de estações e circulação de comboios. Recolheu algumas imagens e falou com o modelista da APAC Marcos Conceição.