free web
stats

CP E RENFE ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA O TRANSPORTE DE MERCADORIAS

vilarFormosoOs presidentes da CP – Comboios de Portugal e da Renfe, Manuel Tomás Cortez Rodrigues Queiró e Julio Gómez-Pomar, assinaram um Acordo de Colaboração e cooperação mútua no transporte ferroviário de mercadorias.

O acordo foi assinado pela CP Carga S.A e pela Renfe, através da sua Direção da Área de Negócios de Serviços de Mercadorias e Logística, centra-se na intenção de consolidar os laços de cooperação técnica entre ambas as empresas, tendo por objetivo potenciar a quota de mercado do transporte ferroviário de mercadorias na Península Ibérica.

A Renfe e a CP Carga S.A. promoverão a cooperação permanente como operadores ferroviários ibéricos de referência, visando a eficiente adaptação do transporte ferroviário à realidade dos fluxos comerciais no seio da União Europeia.

Oportunidades de Negócio

Entre outros objetivos, este acordo, válido por um período de dois anos (renovável por sucessivos períodos de um ano), pretende analisar as oportunidades de negócio, procurar soluções logísticas e melhorar o aproveitamento dos recursos utilizados, numa lógica de interoperabilidade.

Com estes objetivos, ambas as empresas assumem o compromisso de partilhar experiências no processo de liberalização do mercado de transporte ferroviário de mercadorias na UE e estabelecer parâmetros de eficiência e rentabilidade.

Para além da colaboração no intercâmbio de informação, na exploração de possíveis parcerias para incrementar e melhorar o transporte internacional de mercadorias entre ambos os países e agilizar procedimentos administrativos necessários na fronteira, o acordo contempla ainda a realização de jornadas públicas durante o próximo mês de outubro em Lisboa, para abordar temas relacionados com os portos e a atividade de mercadorias.

Este acordo foi assinado na sequência da Declaração de Intenções sobre cooperação nas áreas de infraestruturas e transporte ferroviário estabelecido no passado mês de maio.