free web
stats

PROJECTO SOS AZULEJO RECONHECIDO COM PRÉMIO INTERNACIONAL

http://www.sosazulejo.com/wp-content/uploads/2013/06/premio_grecia.jpgSegundo o site do Centro Nacional de Cultura (CNC), o Projecto SOS Azulejo foi premiado na cidade grega de Antenas  com um Prémio Europa Nostra. A cerimónia decorreu no passado dia 16 de Junho no Odeon de Herodes Aticus em Atenas, a mentora e coordenadora do projeto, Leonor Sá, recebeu o prémio das mãos de Plácido Domingo e da Comissária Europeia para a Educação e Cultura.

Para Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente da entidade que representa a Europa Nostra em Portugal, o  CNC, “É a primeira vez que Portugal obtem um Grande Prémio Europa Nostra. É o reconhecimento da importância do projeto S. O. S. Azulejo pela sua função preventiva e educativa na salvaguarda do patrimonio cultural. A Dra. Leonor Sá e a sua equipa estão de parabéns! O Centro Nacional de Cultura que representa em Portugal a Europa Nostra sauda especialmente este justo grande prémio.

É de recordar o papel que o Projecto SOS Azulejo tem em relação ao partimónio azulejar português, e onde se engloba o associado ao Caminho de ferro. No que respeita à  valorização e salvaguarda do património azulejar ferroviário, em fevereiro foi anunciada a intenção de protocolo com a Refer  , e  segundo informação que a webrails.tv teve acesso, “o protocolo encontra-se ainda em processo de elaboração para posterior assinatura”.