free web
stats

Entusiastas do Caminho de Ferro comemoraram o aniversário do seu clube em Carregal do Sal

CIMG0001.jpgO Clube dos Entusiastas do Caminho de Ferro (CEC), uma associação criada em 1989 com o objectivo de divulgar, fomentar e prestigiar o conhecimento relativo ao caminho de ferro, bem como promover actividades de interesse ferroviário e contribuir para que sejam salvaguardados os bens históricos desse património, elegeu Carregal do Sal como destino de interesse para o passeio de comemoração do seu 24.º aniversário, no passado dia 15 de junho.

Tendo o autor destas linhas também forte ligação afectiva ao caminho de ferro, assim que obteve confirmação de que a vila de Carregal do Sal tinha sido escolhida pelo CEC para o passeio de comemoração do aniversário, logo desenvolveu contactos no sentido de que os visitantes levassem uma boa imagem do concelho de Carregal do Sal, o que foi conseguido ao encontrar abertura de colaboração a nível da autarquia.

A boa impressão dessa atenção foi logo demonstrada à chegada pelas três dezenas de entusiastas do caminho de ferro que tinham partido de Lisboa às 08h30 no comboio intercidades que chegou à estação de Carregal três horas depois. Foi com surpresa e grande satisfação que depararam com um autocarro da Câmara Municipal à sua espera, tanto assim que contavam percorrer a pé o trajecto desde a estação até ao restaurante, o que exigiria um esforço penoso a alguns viajantes de idade mais avançada, sob sol abrasador.

CIMG0065(1)Após uma paragem frente ao Museu Municipal para embarque de Paula Teles, técnica de património, que guiou um roteiro até à hora do almoço, os visitantes foram conduzidos ao núcleo museológico do complexo patrimonial dos Cabris, passando depois pela capela românica de Travanca de S. Tomé em direcção a Cabanas de Viriato. Nesta vila, depois de visita a locais de memória de Aristides de Sousa Mendes, o grupo de entusiastas do caminho de ferro juntou-se a um outro grupo de visitantes, deslocado de Gaia, frente à Casa do Passal, para ouvir uma palestra sobre Aristides de Sousa Mendes e as movimentações a favor da reconstrução da casa onde viveu, proferida por Luís Fidalgo, vice-presidente da Câmara, vereador da Cultura e vogal da administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

Rumando em direcção ao restaurante, o autocarro passou ainda frente à estação de Oliveirinha, de forma a proporcionar ao grupo de entusiastas uma olhadela ao grande conjunto de máquinas e veículos estacionados no estaleiro da Somafel, empresa especializada na construção, renovação e manutenção de vias ferroviárias.

Não fossem essas atenções, o programa da estadia em Carregal do Sal apenas contemplaria as acções comemorativas associadas ao convívio do almoço, incluindo habituais discursos e a partilha do bolo de aniversário. Concluídas essas acções às 16h30, houve ainda tempo de uma visita ao Museu Municipal, próximo do restaurante, e alguns momentos de lazer na esplanada do bar do complexo das Piscinas Municipais, onde decorriam provas do Circuito Municipal de Natação.

Mais satisfeitos e ainda melhor impressionados ficaram com a disponibilidade do autocarro do Município para conduzir o grupo desde o complexo das piscinas até à estação ferroviária, onde tomaram o comboio intercidades das 19h26 no regresso a Lisboa. Sem comparação noutros passeios deste clube, segundo o mesmo comentou, o presidente do CEC, José Manuel Pinheiro, mostrou-se encantado e grato com a cortesia da autarquia carregalense e teceu os mais rasgados elogios pela forma como foram acolhidos

                   Artigo de Lino Dias        Originalmente publicado: www.faroldanossaterra.net/