free web
stats

Network Rail abre concurso para eletrificação na Escócia

network rail O troço Edinburgh – Falkirk, da principal linha de Glasgow, tem concurso aberto a propostas para trabalhos de electrificação. O lançamento foi feito pelo gestor britânico de infraestrutura  Network Rail (NR), e termina em setembro.

O projecto está inserido no Edinburgh-Glasgow Improvement Programme promovido pelo  governo da escócia, avaliado em £ 650m.

Os trabalhos têm inicio previsto para meados  de 2014. O caderno de encargos envolve a electrificação de 156 km de via única, remodelação e prolongamento das plataformas em Edinburgh Waverley, Falkirk High, Glasgow Queen Street, e mais três estações intermédias. Além disso, está prevista uma nova estação chamada Edinburgh Gateway, a ser construída juntamente com um novo depósito em Millerhill, em Edimburgo.

A eletrificação da principal ligação ferroviária entre as duas maiores cidades da Escócia deverá estar concluída em 2016, permitindo que os 76 km de viagem encurtem de 51 para 42 minutos.  Esta será a terceira rota a ser eletrificada entre Edimburgo e Glasgow, na sequência da reabertura da linha entre Bathgate e Airdrie, e a rota mais a sul via Carstairs.