free web
stats

Líbia em conversações com China e Russia para reactivar Projecto Ferroviário

libya-national-rail-projectNo seguimento do  que foi comunicado pelo estado Líbio em fevereiro de 2013, onde se referia que a construção dos caminhos de ferro devia ser reiniciada, a Autoridade Líbia para a Implementação do Caminho de ferro anunciou que tem mantido conversações com a China Railway Construction Corporation (CRCC). A intenção é chegar a um acordo de entendimento para reactivar os contractos existentes, entretanto suspensos derivado ao conflito que levou à queda do anterior regime.

Em 2008, o  projecto ferroviário líbio encontrava-se dividido entre a CRCC e os caminhos de ferro Russos. A ligação Tripoli, Khoms e Al-Hisha Sebha estava adjudicada à companhia chinesa, enquanto a ligação entre Sirte e Benghazi estava a cargo da Rússia.

O Abdel-Qader Ahmed, o ministro dos Transportes Líbio, anunciou entretanto que comunicou russos no sentido de reactivar as adjudicações. E deu conta que a Líbia se ofereceu para pagar 50% nos termos dos acordos originais, com os restantes  honorários a serem pagos e duas tranches. Ainda não é claro se a oferta vai conhecer uma resposta favorável por parte dos russos.