free web
stats

Bombardier assume interesse nos serviços suburbanos de Madrid e Ave

img : Bonaventura Leris

img : Bonaventura Leris

Álvaro Rengifo, presidente da Bombardier  Espanha, declarou à agência EFE não descartar o  interesse da multinacional canadiana em se inteirar dos dossiês relativos a operações dos serviços suburbanos e de alta velocidade num mercado espanhol de passageiros liberalizado.

Álvaro Rengifo referia-se aos serviços de alta velocidade nos corredores Madrid-Barcelona,  Madrid-Alicante,  Madrid-Valencia e Madrid-Sevilha, onde considerou “que existe margem para ganhar dinheiro“, e espaço para mais de um operador de matriz publica ou privada. Destacando o corredor Madrid-Barcelona como interessante.

As  concessões dos comboios Suburbanos de Madrid revelam-se também com potencial. Rengifo aponta como mais seguras do que as de  longo curso,  onde o ” operador pode controlar melhor  e optimizar os custos ”  obtendo beneficios desde o primeiro dia.

As declarações do responsável da Bombardier não são alheias à recente tomada de posição do operador ferroviário estatal espanhol Renfe, envolvendo a criação de quatro estruturas que resumem a operação da empresa, e abertas à participação de privados.  Declarou nesse contexto que “as portas estão abertas em múltiplas direcções, e  interessam-nos as quatro sociedades “, e sublinhou que tudo vai depender de como o processo avançar. Reiterando um possível interesse, para além das operações de passageiros, nas mercadorias, manutenção, e gestão de parque de material.

A liberalização do sector ferroviário de passageiros  inicia-se já em agosto, com os primeiros passos a serem dados com os comboios turísticos operados pela Renfe.