free web
stats

Concursos para ferrovia em bitola europeia podem ser lançados no início de 2014

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou hoje que o Governo está a trabalhar para que os concursos públicos para a construção da linha ferroviária em bitola europeia sejam “uma realidade” no primeiro trimestre de 2014.

A ferrovia tem de ser um meio de grande aposta no futuro“, defendeu o governante, apontando este meio de transporte como uma forma de “baixar os custos” das exportações.

O governante, que falava em Sines, considerou “fundamental” o aproveitamento das “características do ‘transhipment’ [transbordo]” existentes no porto desta cidade alentejana, mas indicou que estas têm de ser conjugadas com as ligações ferroviárias em bitola europeia.

É por isso mesmo que nós também estamos a trabalhar com o Governo espanhol“, afirmou, referindo que no início deste mês foi dado “um passo importante para a integração” dos sistemas ferroviários dos dois países ibéricos.

Álvaro Santos Pereira esteve hoje em Sines, na cerimónia de inauguração Enerfuel, uma fábrica de produção de biocombustíveis da Galp Energia, primeira que utiliza resíduos de óleos alimentares e gorduras animais como matéria-prima.

O ministro da Economia afirmou que Sines “está no coração” do projeto de reindustrialização do Governo para Portugal, sendo determinantes projetos como o que foi hoje apresentado, a já concluída reconversão da refinaria e a futura expansão do porto.

Por Agência Lusa
publicado em 10 Jul 2013 – 18:53