free web
stats

Rail Baltica com apoio Alemão e do Conselho da UE

img : Ivar Leidus

img : Ivar Leidus

Em reunião com o primeiro-ministro estoniano Andrus Ansip, o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, expressou apoio à ligação  ferroviária directa a Berlim que o  projeto Rail Báltica irá criar.

A esse propósito Ansip referiu “Nós não podemos falar de um mercado comum europeu se não tivermos acesso a esse mercado”.  Apontando  a ligação ferroviária como um factor para  aumentar o comércio entre estados, proporcionar menores custos de transporte para os empresários. E por sua vez baixar os preços dos clientes.

“Temos de criar um mercado comum real na Europa “, reforçou Ansip, acrescentando que a Estónia tem a intenção de utilizar as possibilidades criadas com projecto Trans-European Transport Networks (TEN-T) no novo período orçamental até ao limite máximo, para garantir que a ligação ferroviária finalmente se torna realidade.

Por outro lado,  Dalia Grybauskaite presidente da Lituânia, estado que preside o  Conselho da UE até 31 de dezembro,  já deu conta de que vai trabalhar no sentido de acelerar a implementação do projeto Rail Baltica. A Presidência lituana da UE  espera conseguir, nos  seis meses de presidência,  negociar  financiamento através  do orçamento da UE.

A Lituânia assumiu a presidência do Conselho da UE até 31 de Dezembro, no passado dia 1 de julho.